Sejam bem-vindos(as)!

A Canção na Educação Musical é uma série de oito videoaulas produzidas pelo IEM, focadas no trabalho pedagógico junto a crianças com idades entre 2 e 12 anos. Em cada videoaula produzida, uma faixa etária de crianças será o foco do trabalho desenvolvido, respeitando os aspectos fisiológicos e psicológicos de cada grupo infantil.

A Canção na Educação Musical tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Relacionando a canção infantil a uma rica experiência musical, o projeto é concebido e apresentado pela Profa. Carmen Maria Mettig Rocha, diretora do IEM, e conta com a participação da cantora e arte-educadora Liana Falcão interpretando as músicas trabalhadas (todas de autoria a Profa. Carmen).

Vamos às aulas?

A Canção na Educação Musical - Aula 1 IEM
 

Aula #1 - Crianças de 02-03 anos

Nesta primeira aula, dirigida a crianças com idades de 2 e 3 anos, vamos utilizar três músicas de autoria da Profa. Carmen Maria Mettig Rocha:

>> Vozes dos animais (música do livro "O bebê, a mamãe e a música)
>> Eu tenho um... (música do livro "Vamos cantar”)
>> Pula macaquinho (música do livro "Canções para criança cantar”)

Esta aula parte do princípio de que a música é um valioso recurso para equilibrar e harmonizar a criança, despertando e fazendo fluir todo potencial que traz dentro de si.

Objetivo da aula: Vivenciar diversas atividades aproveitando o universo temático de cada canção apresentada, exercitando a percepção auditiva, a imitação de sons, a independência e coordenação motoras, o sentido do tempo e o trabalho com a voz.
Duração: 30 minutos.
Material necessário: Fotos ou brinquedos (bonecos, fantoches etc.) referentes aos animais citados em cada canção.
Formas de avaliação: Não se aplica.
Indicadores de aprendizagem: Receptividade e participação ativa da criança são os melhores indicadores do bom aproveitamento da aula.
Público alvo / Pré-requisitos necessários: Mesmo focando prioritariamente em professores de música, não é necessário um conhecimento anterior em pedagogia musical para usufruir dos ensinamentos que serão reunidos nesta aula.
Descrição das atividades e suas aplicações:
CANÇÃO 1 – Apresentação da canção / Apresentação dos materiais (brinquedos) a serem trabalhados / Percepção dos sons de cada brinquedo / Trabalho rítmico (sentido do tempo) com palmas e gestos nos ombros.
CANÇÃO 2 – Apresentação da canção / Gestos dos animais citados na canção e pulsação da canção.
CANÇÃO 3 – Movimento corporal com deslocamento no espaço: andar, pular, rodar e correr.

ÁUDIO "VOZES DOS ANIMAIS"
ÁUDIO "EU TENHO UM..."
ÁUDIO "PULA MACAQUINHO"

Clique aqui para baixar as partituras das canções da Aula #1

 

A Canção na Educação Musical - Aula 2 IEM
 

Aula #2 - Crianças de 02-03 anos

Nesta segunda aula, a última dirigida a crianças com idades de 2 e 3 anos, duas canções da Profa. Carmen Maria Mettig Rocha guiarão nossas atividades:

>> Saiu o Palhacinho (música do livro "Canções para a Iniciação Musical")
>> Palhacinho (música do livro "Canções para Criança Cantar")

 

Nesta aula, o universo sensorial criado pelo educador musical a partir das letras das canções trabalhadas é o foco para o envolvimento dos alunos nas atividades propostas.

Objetivo da aula: Trabalhar as canções disponibilizadas para exercitar intensidade do som, movimento sonoro, coordenação motora e criatividade/liberdade na expressão.
Duração: 30 minutos.
Material necessário: Instrumentos ou brinquedos citados nas letras das canções (boneco de palhaço, piano, violão, flauta, tambor.
Formas de avaliação: Não se aplica.
Indicadores de aprendizagem: Receptividade e participação ativa da criança são os melhores indicadores do bom aproveitamento da aula.
Público alvo / Pré-requisitos necessários: Mesmo focando prioritariamente em professores de música, não é necessário um conhecimento anterior em pedagogia musical para usufruir dos ensinamentos que serão reunidos nesta aula.
Descrição das atividades e suas aplicações:
CANÇÃO 1 – Apresentação da música e do universo abordado, através de uma conversa participativa com boneco do palhaço Piolim / Explorar exercícios com palmas e aplausos, exercitando a percepção da intensidade do som / Trabalho com o movimento sonoro / Identificação do som através de diferentes instrumentos.
CANÇÃO 2 – Aprendizado da letra e melodia da canção, trabalhando gestos sugeridos pelos educadores e pelas crianças / Realizar movimentos básicos para a locomoção, como andar, pular, correr etc.

ÁUDIO “SAIU O PALHACINHO”
ÁUDIO “PALHACINHO”

FAÇA O DOWNLOAD DAS PARTITURAS DA AULA #2

 

A Canção na Educação Musical - Aula de música 3 IEM
 

Aula #3 - Crianças de 04-05 anos

Uma nova faixa etária será trabalhada nessa aula e, para isso, duas novas canções da Profa. Carmen Maria Mettig Rocha servirão de base para nossas atividades:

>> Balança o Barquinho (música do livro "Canções para Criança Cantar")
>> Peixinho Dourado


Com crianças pertencentes a uma faixa etária mais elevada, é hora de trabalhar novos aspectos do aprendizado musical!

Objetivo da aula: Conseguir realizar, através da canção, atividades que despertem o prazer e a alegria do fazer musical, ao mesmo tempo em que se trabalha ritmo, atenção, audição interior e colaboração grupal.
Duração: 30 minutos.
Material necessário: Um barco e peixes de brinquedo. Usando a criatividade, as próprias crianças podem produzir esses elementos com papel e lápis de cor.
Formas de avaliação: Não se aplica.
Indicadores de aprendizagem: Mais uma vez, a percepção do educador deve está focada no interesse demonstrado pelos alunos durante a aula, assim como a participação de cada um deles nas atividades criadas a partir das canções.
Público alvo / Pré-requisitos necessários: Mesmo focando prioritariamente em professores de música, não é necessário um conhecimento anterior em pedagogia musical para usufruir dos ensinamentos que serão reunidos nesta aula.
Descrição das atividades e suas aplicações:
CANÇÃO BALANÇA O BARQUINHO – Apresentação da canção e aprendizado da letra, a partir de repetições das frases musicais / Exercícios de ritmo batendo o tempo e o primeiro tempo, a partir da canção / Exercício de atenção, explorando a palma em determinadas palavras / Cantar e silenciar a partir da regência com mão aberta e fechada do professor, para exercitar a audição interior / Explorar movimentos sozinhos, em duplas e/ou fileiras, a partir da canção.
CANÇÃO PEIXINHO DOURADO – Apresentar a canção e cantar sem a letra / Explorar o universo da canção com objetos que possam ser manuseados / Usar o objeto para o aprendizado da canção, trabalhando ritmo e atenção / Estimular a participação do aluno em jogos que explorem a letra da canção / Proporcionar atividades coletivas, onde a participação de todos seja essencial ao resultado final.

ÁUDIO “BALANÇA O BARQUINHO”
ÁUDIO “PEIXINHO DOURADO”

FAÇA O DOWNLOAD DAS PARTITURAS DA AULA #3

 

A Canção na Educação Musical - Aula de música 4 IEM
 

Aula #4 - Crianças de 04-05 anos

Mais um conjunto de atividades onde as letras das canções estimulam os exercícios e as novas proposições para acessar o universo musical. E como não poderia deixar de ser, mais duas lindas músicas do repertório da Profa. Carmen:

>> O reloginho da mamãe (música do livro "Educação Musical Método Willems")
>> Tic Tac (música do livro "Canção para a Iniciação Musical")


Objetivo da aula: Iniciar uma experiência vocal buscando respostas musicais em grupos distintos e introduzindo atividades de altura, intensidade e duração do som, ao mesmo tempo em que exercitamos ritmos e movimentos a partir das canções propostas.
Duração: 30 minutos.
Material necessário: Triângulos (agudo, médio e grave) e pratinelas.
Formas de avaliação: Não se aplica.
Indicadores de aprendizagem: Essa é uma faixa etária onde a participação das crianças e seu interesse nas atividades propostas ainda são bons parâmetros para avaliar a produtividade da aula.
Público alvo / Pré-requisitos necessários: Mesmo focando prioritariamente em professores de música, não é necessário um conhecimento anterior em pedagogia musical para usufruir dos ensinamentos que serão reunidos nesta aula.
Descrição das atividades e suas aplicações:
O RELOGINHO DA MAMÃE – Apresentação da canção, com aprendizado da letra e melodia, a partir de repetições das frases musicais / Sugestão de trabalho com vozes e grupos separados / Cantar a mesma música sem a letra / Exercícios de ritmo batendo o tempo em determinadas palavras da canção / Exercícios com os triângulos, trabalhando andamentos e intensidades diferentes / Percepção auditiva a partir dos triângulos.
TIC TAC – Apresentar a canção / Trabalhar movimentos corporais a partir da letra da canção, estimulando a criatividade de cada criança.

ÁUDIO “O RELOGINHO DA MAMÃE”
ÁUDIO “TIC TAC”

FAÇA O DOWNLOAD DAS PARTITURAS DA AULA #4

 

A Canção na Educação Musical - Aula de música 4 IEM
 

Aula #5 - Crianças de 06-07 anos

Nessa turma de crianças com idades entre 6 e 7 anos, a atenção e precisão rítmicas começam a apresentar maiores graus de dificuldade, exigindo novas camadas de atenção por parte de alunos e educadores. Dessa vez utilizaremos três músicas do repertório da Profa. Carmen:

>> Coelhinho regente (música nova)
>> O regente vai dizer (música do livro “Vamos Cantar na Escola”)
>> Olhe o coelhinho (música do livro “Eu amo cantar”)


Objetivo da aula: Apresentar à criança o universo da orquestra, trocando ideias e experiências sobre o papel do regente e sobre a variedade de instrumentos que podem integrar um grupo/banda musical. A partir daí, exercitar a audição atenta e conduzida pelo conjunto de estímulos e referências.
Duração: 30 minutos.
Material necessário: Diferentes instrumentos de uma bandinha rítmica, como caxixi, pandeiro, clava, pratinela, triângulo, coquinho etc. Podemos também utilizar materiais reciclados para a confecção de instrumental percussivo.
Formas de avaliação: Não se aplica.
Indicadores de aprendizagem: Essa é uma faixa etária onde a participação das crianças e seu interesse nas atividades propostas ainda são bons parâmetros para avaliar a produtividade da aula.
Público alvo / Pré-requisitos necessários: Professores de música e de arte de escolas regulares, públicas ou privadas, ONGs e creches, com conhecimentos na área da pedagogia musical.
Descrição das atividades e suas aplicações:
COELHINHO REGENTE – Através de uma história, mostrar como se rege e se toca os diversos instrumentos que serão utilizados na canção / Exercitar a percepção de um ou mais instrumentos tocados, em diferentes graus de dificuldade.
O REGENTE VAI DIZER – Apresentar imagens de instrumentos citados na canção / Identificar os instrumentos tocados pelo professor / Imitação de ritmos / Criação de instrumental percussivo com materiais reciclados.
OLHE O COELHINHO – Realizar movimentos básicos de locomoção, seguindo a proposta do texto da canção / Estimular a participação inventiva da criança na criação de movimentos.

AUDIO “COELHINHO REGENTE”
AUDIO “O REGENTE VAI DIZER”
AUDIO “OLHE O COELHINHO”

FAÇA O DOWNLOAD DAS PARTITURAS DA AULA #5

 

A Canção na Educação Musical - Aula de música 6 IEM
 

Aula #6 - Crianças de 06-07 anos

A segunda aula dirigida a educadores que trabalham com crianças entre 6 e 7 anos de idade já demanda conhecimentos musicais, já que começamos aqui a trabalhar com notas e movimentos melódicos. Três músicas do repertório da Profa. Carmen Maria Mettig Rocha nos guiarão nesse processo:

>> Dó, ré, mi, fá, sol, gosto muito de cantar (música do livro “Vamos Cantar”)
>> Vou subir a serra (música do livro “Vamos Cantar”)
>> O Juquinha (música do livro “Vamos Cantar”)

Objetivo da aula: Conhecer os nomes das notas e cantar as sequências melódicas apresentadas na canção.
Duração: 30 minutos.
Material necessário: Xilofone, metalofone e um cartaz com o gráfico da escala musical.
Formas de avaliação: Não se aplica.
Indicadores de aprendizagem: A participação ativa das crianças durante a aula.
Público alvo / Pré-requisitos necessários: Professores de música e de arte de escolas regulares, públicas ou privadas, ONGs e creches, com conhecimentos na área da pedagogia musical.
Descrição das atividades e suas aplicações:
DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, GOSTO MUITO DE CANTAR – Aprender a canção através da repetição do texto e da melodia, além de realizar movimentos ascendentes e descendentes com as mãos / Apresentar o metalofone e o xilofone / Exercitar a audição com os instrumentos trabalhados na aula / Trabalhar o movimento sonoro através da subida e descida do som.
VOU SUBIR A SERRA – Ouvir a canção observando seu movimento melódico / Cantar mostrando a ascendência e a descendência do som / Apresentar o gráfico da escala / Exercitar pequenas ordenações e sequências melódicas contando, falando e entoando os nomes das notas.
O JUQUINHA – Apresentar as três sequências da canção / Usar a canção para andar e mostrar suas sequências melódicas.

AUDIO “DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL”
AUDIO “VOU SUBIR A SERRA”
AUDIO “O JUQUINHA”

FAÇA O DOWNLOAD DAS PARTITURAS DA AULA #6

 

A Canção na Educação Musical - Aula de música 7 IEM
 

Aula #7 - Crianças de 08-09 anos

Aqui experimentamos diferentes timbres, alturas, intensidades e durações do som com um conjunto de instrumentos que despertam o interesse das crianças. Nessa faixa etária, é possível introduzir também um trabalho de independência auditiva, tanto através da voz quanto do ritmo. Para isso usamos três lindas canções de autoria da Profa. Carmen:

>> Como é bom cantar (música do livro “Canções para Criança Cantar”)
>> Vou fazer assim (música do livro “Vamos Cantar”)
>> Tika tuka (música nova da Profa. Carmen)

Objetivo da aula: Exercitar a independência auditiva através do trabalho inicial com a realização de um contracanto e vivenciar diferentes possibilidades de aprendizado com as propriedades do som.
Duração: 60 minutos.
Material necessário: Sinos, flauta de êmbulo, agogô, melódica, prato, triângulo e tambores.
Formas de avaliação: Não se aplica.
Indicadores de aprendizagem: A participação ativa das crianças durante a aula.
Público alvo / Pré-requisitos necessários: Professores de música e de arte de escolas regulares, públicas ou privadas, ONGs e creches, com conhecimentos na área da pedagogia musical.
Descrição das atividades e suas aplicações:
COMO É BOM CANTAR – Aprender a canção através da repetição da frase musical / Introduzir o trabalho com um contracanto, em grupo / Exercitar a independência auditiva e vocal no trabalho musical. Trabalhar o movimento corporal vivenciando o contratempo.
VOU FAZER ASSIM – Aprender a canção e utilizar as propriedades do som / Experimentar diferentes timbres, alturas, intensidades e durações do som / Exercitar a percepção da ascensão do som com a flauta de êmbulo / Trabalhar altura do som com o agogô / Escutar e perceber a duração do som através de instrumentos diferentes / Exercitar a intensidade do som através de tambores.
TIKA TUKA – Trabalhar batimentos rítmicos exercitando a coordenação, a partir da letra da canção e encerrar a aula com o deslocamento no espaço (andando,correndo e saltitando).

AUDIO “COMO É BOM CANTAR”
AUDIO “VOU FAZER ASSIM”
AUDIO “TIKA TUKA”

FAÇA O DOWNLOAD DAS PARTITURAS DA AULA #7

 

A Canção na Educação Musical - Aula de música 8 IEM
 

Aula #8 - Crianças de 10 a 12 anos

Nessa última aula de música da série A Canção na Educação Musical a Profa. Carmen Maria Mettig Rocha relembra pontos chaves para a realização de um trabalho rico e prazeroso, abordando aspectos importantes para o conhecimento pedagógico do educador musical. Para isso usamos quatro músicas de autoria da Profa. Carmen:

>> Mariquinha foi embora (música do livro “Canções para Criança Cantar”)
>> Exercício rítmico com contagem (música nova da Profa. Carmen)
>> Vamos remar, remar (música nova da Profa. Carmen)
>> O catavento (música nova da Profa. Carmen)

Objetivo da aula: Estimular o ritmo e a coordenação motora a partir de estímulos variados, ao mesmo tempo em que introduzimos o trabalho com as frases musicais das canções para ampliar a percepção da melodia e da possibilidade de utilização de instrumentos variados.
Duração: 60 minutos.
Material necessário: Um catavento e instrumentos musicais variados.
Formas de avaliação: Não se aplica.
Indicadores de aprendizagem: A participação ativa da classe durante a aula.
Público alvo / Pré-requisitos necessários: Professores de música e de arte de escolas regulares, públicas ou privadas, ONGs e creches, com conhecimentos na área da pedagogia musical.
Descrição das atividades e suas aplicações:
MARIQUINHA FOI EMBORA – Aprender a canção através da repetição da frase musical / Instrumentação da canção, com utilização de instrumentos variados / Estimular a participação e a criatividade da criança através da elaboração de coreografias variadas, inspiradas pela canção.
EXERCÍCIO RÍTMICO COM CONTAGEM – Trabalhar a precisão e o ritmo com diferentes estímulos, a partir da letra da canção / Experimentar contagens distintas para exercitar atenção e coordenação motora.
VAMOS REMAR, REMAR – trabalhar as frases, sugerir movimentação lateral do corpo e introduzir o ostinato.
O CATAVENTO – Exercitar fraseados musicais / Explorar diferentes movimentos corporais a partir da letra da canção.

AUDIO “MARIQUINHA FOI EMBORA”
AUDIO “EXERCÍCIO RÍTMICO COM CONTAGEM”
AUDIO “VAMOS REMAR, REMAR”
AUDIO “O CATAVENTO”

FAÇA O DOWNLOAD DAS PARTITURAS DA AULA #8

Foi uma alegria ter você com a gente! Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/iem.musica/
Facebook: https://www.facebook.com/musicaiem/