Equipe
Carmen Mettig Rocha
Educadora, musicista e compositora, Carmen Mettig Rocha é diretora do Instituto de Educação Musical – IEM, em Salvador, referência de educação humana através da música para crianças, jovens e adultos da Bahia. Recebeu o diploma Método Willems diretamente por Edgar Willems, com quem estudou. É autora de vários livros de educação musical, coral infantil, piano, solfejo e de composições autorais.
Ela é formada em Pedagogia pela UCSal, e em Licenciatura em Música, Piano e Especialização em Teoria Musical pela UFBA, Universidade onde lecionou e desenvolveu importantes projetos ligados à Iniciação Musical Infantil e ao Canto Coral.
Foi uma das criadoras dos Encontros de Educação Musical e dos Encontros de Coral da Associação dos Professores de Educação Musical da Bahia – APEMBA, organização que teve um papel fundamental no desenvolvimento de ações importantes para a formação de profissionais de música e para a cena do canto coral no estado.
Catia Bahia
Graduada em Licenciatura em Música na Universidade Federal da Bahia, Catia Bahia integrou o projeto de Iniciação Musical Coral Infantil UFBA.
Em sua Pós-Graduação em Fundamentos do Ensino de Arte, pela Faculdade de Artes do Paraná, desenvolveu monografia sobre a Influência da Música no comportamento infantil.
Como educadora musical do IEM, vem contribuindo para o despertar e o desenvolvimento musical de várias crianças – muitas delas transformadas hoje em jovens e talentosos musicistas!
Diego Esteves
Natural de Recife, Prof. Diego iniciou sua trajetória musical com seu pai, o músico violonista Osvaldo Esteves.
Formou-se no bacharelado em violão na UFBA e está finalizando o Mestrado em Performance (também pela UFBA).
Nosso querido professor das turmas de violão do IEM se divide nas carreiras de educador e instrumentista, e possui Menção Honrosa “Amigo de la Guitarra”, que ganhou no XIV Concurso Internacional de Guitarra do Uruguai (Atlântida - Uruguai). Diego é também é Professor Substituto da Universidade Federal da Bahia.
Jane Mercadante
Professora com Licenciatura em Música formada pela UFBA, Jane é a Relações Públicas do IEM, atuando diretamente com familiares de nossos alunos para entender – e resolver – demandas relacionadas ao aprendizado musical no IEM.
Foi professora de Educação Musical (1° e 2° grau) na Secretaria de Educação do Estado da Bahia e no IEM. Ela se formou também no Curso de História da Música Popular Brasileira (UCSAL) e frequentou todos os encontros Willems coordenados pela professora Carmen Mettig Rocha.
Fez parte da diretoria da APEMBA – Associação dos Professores de Educação Musical da Bahia por muitos anos. Seu currículo inclui ainda Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da Bahia.
Luana Valentim
Nossa querida professora de piano Luana Valentim é Bacharel em Música com habilitação em Piano e Mestre em Educação Musical, ambas pela Universidade Federal da Bahia.
Iniciou seus estudos musicais ainda criança na cidade de Teixeira de Freitas e em 2006 concluiu o curso Técnico em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ).
Participou de diversos cursos de especialização e se aperfeiçoou em aulas e masterclasses com artistas renomados no cenário nacional. Sua experiência pedagógica vem sendo aperfeiçoada desde sua adolescência, lecionando em diversas instituições de Salvador e do interior da Bahia.
Lília Falcão
Musicista, professora de canto e fonoaudióloga pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Voz pelo Centro de Estudos da Voz (SP) e mestra em Música pela UFBA, nossa amada professora de canto do IEM participa como solista em concertos, recitais e óperas na Bahia, assim como em musicais promovidos pelo Instituto de Educação Musical (IEM).
Ela participou de masterclasses com os professores Patrizia Morandini (Itália), António Salgado (Portugal), Francisco Campos (São Paulo) e Sabino Martemucci (Itália), dentre outros importantes nomes ligados ao canto.
Foi integrante do corpo efetivo do coro Madrigal da UFBA e hoje, além de ministrar aulas de canto, trabalha como fonoaudióloga em reabilitação e aperfeiçoamento vocal.
Luzia Robatto
Luzia iniciou seus estudos de música ainda cedo, por incentivo dos pais, que viam na música uma forma de educação e crescimento pessoal. Diplomada pela UFBA em Licenciatura em Música, teve orientação da Profa. Carmen Mettig Rocha e entrou em contato com o Método Willems, com o qual se identificou e vem pondo em prática no contato com seus alunos.
Foi integrante da "Banda Clara da Lua". Idealizou e dirigiu o musical "Viva Espanha", que aconteceu no teatro Sesc Senac Pelourinho com os alunos do IEM e convidados.
Participou de aulas públicas, concertos e musicais variados no IEM. Atualmente ministra suas aulas no IEM na modalidade online: são classes de violão individuais (crianças), oficinas de violão (adulto), solfejo e teoria musical (adultos).
Marcello Alves
Nosso querido professor de piano do IEM é músico, técnico de áudio, arranjador e compositor com graduação em Produção Audiovisual (Faculdades Jorge Amado) e estudando Licenciatura em música com habilitação em Piano pela UCSAL.
Marcello é também Terapeuta Holístico Vibracional com foco no trabalho musical de frequência sonora. Ele foi Integrante da popular Banda EVA como tecladista, acompanhando as cantoras Ivete Sangalo e Emanuelle Araújo em apresentações no Brasil e em diferentes países.
Ele já tocou, por exemplo, em três edições do consagrado Montreux Jazz Festival e no Festival de Tübingen, na Alemanha.
Marco Marchesini
IEMFormado no Bacharelado em Violino da Universidade Federal da Bahia e em Direito pelo Centro Universitário Ruy Barbosa, Marco Antônio Marchesini iniciou seus estudos de música e violino no IEM, por volta dos 7 anos de idade, e atualmente é professor de violino da escola.
Foi aprovado na primeira formação orquestral do projeto NEOJIBÁ, em 2007, e participou de concertos junto à Orquestra Sinfônica da UFBA e à Orquestra de Câmara de Salvador no espetáculo cênico-musical "Concerto Pérolas Mistas", do músico Carlinhos Brown.
Maria Cristina Pereira Fontes
Nossa professora de canto iniciou seus estudos de Canto na Escola de Música da UFBA, ingressando no curso superior de Bacharel/Canto em 2003. Participou do Coral Madrigal da UFBA sob a regência dos maestros Horst ShwHorst Karl Shwebel, Leandro Gazineo e Paulo Novais, e foi coralista soprano no Coro do Teatro Castro Alves sob a regência dos maestros Angelo Rafael e Leandro Gazineo.
Participou de diversas montagens de Óperas sob a regência do Maestro Pino Onnis, entre muitas outras apresentações públicas. Foi professora nas Oficinas de Canto e Canto Coral Infantil na Escola de Música da UFBA.
Mariana Krewer
A trajetória de Mariana com o violino começou na adolescência, quando, instigada por estilos populares, se apaixonou pela música de concerto. Natural de São Sebastião do Caí (RS), ela é bacharel em música pela UFRGS, mestre em performance do violino pela Valdosta State University (EUA) e Doutora em Artes Musicais pela Louisiana State University (EUA).
Atualmente, Mariana atua como violinista da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e é professora de violino no IEM.
Marineide Costa
Licenciada em Piano e em Música pela Escola de Música da Bahia, nossa professora de piano e solfejo é também pós-graduada em Psicolinguística e Alfabetização, pela UFBA. Ela possui experiência em Educação Musical e Regência Coral na Hora da Criança e em diversas
escolas de Salvador.
Realizou cursos de formação continuada para professores em diversas cidades do país, ministrou a disciplina “Música na Educação” e professora da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia – onde também coordenou, por 16 anos, os cursos de Extensão da Escola de Música da universidade.
Marineide é também autora de livros de música, Coordenadora de Música na Hora da Criança e desenvolve projetos de Formação Continuada para professores que se dedicam à Educação Infantil.
Mila Paraná
Nossa querida professora de piano iniciou os estudos de música/piano no Instituto de Educação Musical quando tinha somente 7 anos de idade e hoje possui graduação em Licenciatura em Música e Mestrado Profissional em Educação Musical, ambos pela UFBA.
Ela atuou como professora nos cursos de extensão da UFBA – IMIT e Extensão ao Piano, e está ministrando aulas de piano online no IEM durante esse período de distanciamento físico.
Rita Teixeira
Formada em Flauta Transversal pela na Escola de Música da UFBA e com uma carreira relevante em Música de Câmera, nossa querida professora Rita Teixeira participou de concertos da Banda Sinfônica da UFBA, da Orquestra sinfônica da UFBA e da Orquestra Sinfônica da Bahia.
Integrou também grupos instrumentais como o Quarteto Ad Musicalle e o Quarteto de Flautas Grupo Ventarolla.
Atualmente mantém o dueto com a pianista Vera Varandas e faz parte do Duo "Embocadura Livre" com o flautista Rainer Kruppe, além de se dedicar ao ensino de flauta doce e transversal.
Rosani Rezende
Licenciada em música pela Universidade Federal da Bahia, sua história com a música começa ainda criança, quando participou do curso de flauta doce e canto na UFBA. Mais tarde, fez parte do coro infanto-juvenil da UFBA, sob regência da maestrina Carmen Maria Mettig Rocha.
Atuou como corista do Coro do Teatro Castro Alves, sob a regência dos maestros Angelo Rafael e Leandro Gazineo, e integrou o Coro e Orquestra Emannuel como cantora e flautista. Regeu também o coro infanto-juvenil da Igreja Batista da Graça, apresentando o musical "Contos que não são de fadas", de Glênio Cabral.
Sua formação musical inclui Método Suzuki para flauta doce e Educação Inclusiva, em São Paulo. Além de professora do IEM, Rosani é educadora musical do Colégio Anchieta, em Salvador.
Sandra Seixas
Nossa querida professora de Iniciação Musical e Solfejo é formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela FAAC/Instituto Superior de Educação Afonso Celso.
Fez parte da diretoria da Associação dos Professores de Educação Musical da Bahia – APEMBA, coordenando os Encontros de Vivências Musicais, e integrou as equipes de projetos como “Formação de Educadores em Musicalização através da Flauta Doce” (Projeto Yamaha), “Vozes do Holocausto” e “VI Festival de Corais Infantis – GranFinalle” (esses dois últimos, com a participação do IEM). Sandra é também professora de Educação Musical do Projeto “Somos Instrumentos”, junto à Creche Geraldo e Helena Belfort, em Simões Filho.