uiop
 

Carmen Mettig Rocha

Educadora, musicista e compositora, Carmen Mettig Rocha é diretora do Instituto de Educação Musical – IEM, em Salvador, referência de educação humana através da música para crianças, jovens e adultos da Bahia. Formada pelo Método Willems diretamente por Edgar Willems e pelo Prof. Jacques Chapuis, é autora de vários livros de educação musical, coral infantil, piano, solfejo e de composições.

Ela é representante do Método Willems no Brasil e uma das vice-presidentes da Fédération Internationale Willems. Integra o conselho consultor do projeto Neojibá – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, coordenado pelo maestro e pianista Ricardo Castro.

uiop
 

Catia Bahia

Graduada em Licenciatura em Música na Universidade Federal da Bahia, Catia Bahia integrou o projeto de Iniciação Musical Coral Infantil UFBA.

Em sua Pós-Graduação em Fundamentos do Ensino de Arte, pela Faculdade de Artes do Paraná, desenvolveu monografia sobre a Influência da Música no comportamento infantil.

Como educadora musical do IEM, vem contribuindo para o despertar e o desenvolvimento musical de várias crianças – muitas delas transformadas hoje em jovens e talentosos musicistas!

uiop
 

Diego Esteves

Natural de Recife, Prof. Diego iniciou sua trajetória musical com seu pai, o músico violonista Osvaldo Esteves.

Formou-se no bacharelado em violão na UFBA e está finalizando o Mestrado em Performance (também pela UFBA).

Nosso querido professor das turmas de violão do IEM se divide nas carreiras de educador e instrumentista, e possui Menção Honrosa “Amigo de la Guitarra”, que ganhou no XIV Concurso Internacional de Guitarra do Uruguai (Atlântida - Uruguai). Diego é também é Professor Substituto da Universidade Federal da Bahia.

uiop
 

Liana Falcão

Nossa querida pedagoga (Licenciada em Música pela UFBA) trabalha como professora de música em escolas regulares de Salvador e, claro, no IEM! Ela participou como coralista das óperas Il Pagliacci e Treemonisha, apresentadas no Teatro Castro Alves, e foi solista nos Musicais do IEM.

Além de pertencer a uma família de incríveis musicistas, Liana é sócia fundadora do grupo de musicalização Tamborilá, que dá aulas em condomínios e realiza festas infantis.

Ela é nossa professora de Iniciação Musical e também está à frente das Turmas de Recreação Musical do IEM.

uiop
 

Lília Falcão

Musicista, professora de canto e fonoaudióloga pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Voz pelo Centro de Estudos da Voz (SP) e mestra em Música pela UFBA, nossa amada professora de canto do IEM participa como solista em concertos, recitais e óperas na Bahia, assim como em musicais promovidos pelo Instituto de Educação Musical (IEM).

Ela participou de masterclasses com os professores Patrizia Morandini (Itália), António Salgado (Portugal), Francisco Campos (São Paulo) e Sabino Martemucci (Itália), dentre outros importantes nomes ligados ao canto.

Foi integrante do corpo efetivo do coro Madrigal da UFBA e hoje, além de ministrar aulas de canto, trabalha como fonoaudióloga em reabilitação e aperfeiçoamento vocal.

uiop
 

Luzia Robatto

Luzia iniciou seus estudos de música ainda cedo, por incentivo dos pais, que viam na música uma forma de educação e crescimento pessoal. Diplomada pela UFBA em Licenciatura em Música, teve orientação da Profa. Carmen Mettig Rocha e entrou em contato com o Método Willems, com o qual se identificou e vem pondo em prática no contato com seus alunos.

Foi integrante da "Banda Clara da Lua". Idealizou e dirigiu o musical "Viva Espanha", que aconteceu no teatro Sesc Senac Pelourinho com os alunos do IEM e convidados.

Participou de aulas públicas, concertos e musicais variados no IEM. Atualmente ministra suas aulas no IEM na modalidade online: são classes de violão individuais (crianças), oficinas de violão (adulto), solfejo e teoria musical (adultos).

uiop
 

Marcello Alves

Nosso querido professor de piano do IEM é músico, técnico de áudio, arranjador e compositor com graduação em Produção Audiovisual (Faculdades Jorge Amado) e estudando Licenciatura em música com habilitação em Piano pela UCSAL.

Marcello é também Terapeuta Holístico Vibracional com foco no trabalho musical de frequência sonora. Ele foi Integrante da popular Banda EVA como tecladista, acompanhando as cantoras Ivete Sangalo e Emanuelle Araújo em apresentações no Brasil e em diferentes países.

Ele já tocou, por exemplo, em três edições do consagrado Montreux Jazz Festival e no Festival de Tübingen, na Alemanha.

uiop
 

Marco Maciel

IEMFormado no Bacharelado em Violino da Universidade Federal da Bahia e em Direito pelo Centro Universitário Ruy Barbosa, Marco Antônio iniciou seus estudos de música e violino no IEM, por volta dos 7 anos de idade, e atualmente é professor de violino da escola.

Foi aprovado na primeira formação orquestral do projeto NEOJIBÁ, em 2007, e participou de concertos junto à Orquestra Sinfônica da UFBA e à Orquestra de Câmara de Salvador no espetáculo cênico-musical "Concerto Pérolas Mistas", do músico Carlinhos Brown.

uiop
 

Max Maciel

Max iniciou seus estudos de violino aos 7 anos de idade com seu pai Marcos Maciel e o Professor Ibarra, ambos músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia. Participou de vários festivais de musica – como o FEMUSC o Eleazar de Carvalho e o Cordas Ágio – e foi membro fundador, em 2007, do NEOJIBÁ.

Já integrou também a Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), como músico convidado. Ele já se apresentou em grandes salas de concertos no Brasil e no mundo, como o Royal Festival Hall e o Queen Elizabeth Hall (ambos em Londres), e o Teatro José de Alencar (Fortaleza), Sala São Paulo (São Paulo), Teatro Santa Isabel (Recife) e Sala principal do TCA (Salvador), entre outras.

uiop
 

Mila Paraná

Nossa querida professora de piano iniciou os estudos de música/piano no Instituto de Educação Musical quando tinha somente 7 anos de idade e hoje possui graduação em Licenciatura em Música e Mestrado Profissional em Educação Musical, ambos pela UFBA.

Ela atuou como professora nos cursos de extensão da UFBA – IMIT e Extensão ao Piano, e está ministrando aulas de piano online no IEM durante esse período de distanciamento físico.

uiop
 

Rita Teixeira

Formada em Flauta Transversal pela na Escola de Música da UFBA e com uma carreira relevante em Música de Câmera, nossa querida professora Rita Teixeira participou de concertos da Banda Sinfônica da UFBA, da Orquestra sinfônica da UFBA e da Orquestra Sinfônica da Bahia.

Integrou também grupos instrumentais como o Quarteto Ad Musicalle e o Quarteto de Flautas Grupo Ventarolla.

Atualmente mantém o dueto com a pianista Vera Varandas e faz parte do Duo "Embocadura Livre" com o flautista Rainer Kruppe, além de se dedicar ao ensino de flauta doce e transversal.

uiop
 

Sandra Seixas

Nossa querida professora de Iniciação Musical e Solfejo é formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela FAAC/Instituto Superior de Educação Afonso Celso.

Fez parte da diretoria da Associação dos Professores de Educação Musical da Bahia – APEMBA, coordenando os Encontros de Vivências Musicais, e integrou as equipes de projetos como “Formação de Educadores em Musicalização através da Flauta Doce” (Projeto Yamaha), “Vozes do Holocausto” e “VI Festival de Corais Infantis – GranFinalle” (esses dois últimos, com a participação do IEM). Sandra é também professora de Educação Musical do Projeto “Somos Instrumentos”, junto à Creche Geraldo e Helena Belfort, em Simões Filho.