O que é Solfejo? O IEM responde!
Esta palavra, “Solfejo”, não é muito entendida por quem não faz música e talvez por isso mesmo essa fase do aprendizado musical, tão importante, esteja sendo menosprezada tanto por quem pensa em tocar um instrumento quanto pelos familiares que procuram uma escola de música para seus filhos. Até mesmo por alguns educadores musicais, vejam só...!
No IEM, essa etapa é uma das mais importantes para o aprendizado musical. Então, vamos abordar aqui, de maneira sintética, alguns aspectos fundamentais sobre o assunto:
O Solfejo é o momento em que toda a vivência experimentada na Iniciação Musical (fase sincrética) passa para um estágio mais complexo, onde essa vivência será incorporada à teoria, porém de uma maneira viva, dinâmica e agradável (daí o grande educador musical Edgar Willems se referir a ele sempre como “Solfejo Vivo”).
Nas aulas de Solfejo, as crianças iniciam:
• A leitura e escrita musical (melódica e rítmica), compreendendo partituras, símbolos etc.
• Tocam melodias no Metalofone, trabalhando a audição e o ritmo.
• Improvisam e transpõem melodias para além do que está escrito.
• Exercitam conscientemente as escalas, as ordenações e os intervalos em dificuldades progressivas.
• Trabalham o ouvido musical com rico material didático (o IEM, por exemplo, possui sinos diversos, apitos, melódicas, carrilhão intratonal, metalofone de 1/4 de tom, xilofones pentatônicos, tambores de timbres diferentes e pequenas percussões, só para citar alguns).
• Aprendem repertório de canções com objetivos diferenciados.
• Aprendem a reger, leem ritmos em dois planos, trabalham a coordenação e a independência motora, fazem ditados melódicos e rítmicos
• Trabalham movimento corporal utilizando as diferentes modalidades (andar, correr, saltar, saltitar, balançar) e pequenas coreografias.
Mas será que somente crianças devem ter aulas de Solfejo? Não! O solfejo é uma atividade indispensável a qualquer aluno que queira iniciar a sua experiência musical, não importando a idade.
No IEM temos turmas de adultos que vieram fazer música pela primeira vez e os resultados são os melhores possíveis. Tem sido muito prazeroso ouvir suas observações e conferir de perto a alegria por estarem conseguindo vivenciar de uma forma consciente os elementos da música.
Então, é importante deixar claro que o Solfejo pode – e deve – ser feito por todos que desejam investir numa experiência completa de educação musical.
Ou seja, o Solfejo colabora para uma iniciação instrumental mais efetiva. Com todas as habilidades trabalhadas, o aluno vai conhecendo e compreendendo a linguagem musical de uma forma agradável e motivadora – e, também, sem nenhuma dificuldade.
Carmen Maria Mettig Rocha
Diretora do IEM