Projeto reune alunos do IEM em apresentações com suas famílias!
O IEM retoma em 2025 o lindo projeto “Música em Família”, em que alunos(as) do Instituto de Educação Musical se reúnem a outros membros de sua família para uma apresentação pública carregada de amor e musicalidade. A reestreia do projeto será no próximo dia 26 de agosto e reunirá as Famílias Schuler & Miranda Mello num concerto público (com entrada franca), às 18h, no Auditório Pierre Klose, do IEM (Rua Florianópolis, 160).
O projeto “Música em Família” do IEM surgiu de um conceito defendido pelo educador Edgar Willems, para quem a participação da família no aprendizado musical de uma criança é fundamental, representando um diferencial importante para o seu progresso. A ideia também era defendida pelo professor suíço Jacques Chapuis, uma das maiores autoridades no Método Willems em todo o mundo. Para ele, quando a família propicia um ambiente favorável, quando ela motiva o aprendizado musical, os alunos se desenvolvem de maneira surpreendente!
A ideia ressoou na Profa. Carmen Mettig Rocha, ex-aluna dos dois educadores, e em 2017 ela deu início às primeiras edições do “Música em Família” no IEM, com as famílias Mettig Rocha e Novaes. A ideia – antes e agora – contina a mesma: Incentivar a participação de todas as pessoas da casa na criação de um ambiente criativo e artístico, que propicie uma educação musical de qualidade e cheia de referências.
Mas, para além dessas apresentações públicas, como a família pode contribuir de forma prática no aprendizado musical de uma criança? Aqui vão algumas ideias:
- Por mais que as crianças gostem de tocar instrumentos, muitas podem não ter autodisciplina para praticar por conta própria. Os pais podem encorajar positivamente a prática de qualidade, para que ela aconteça regularmente.
- O primeiro papel dos pais é enxergar na prática musical uma possibilidade de contato de seus filhos com o que há de lúdico, criativo e sensível num mundo cercado de tecnologia e excessos de informações.
- As referências musicais escutadas em casa pela família podem ser a porta de entrada para uma visão mais aberta, curiosa e estimulante em relação à pluralidade que música oferece.
- No caso de crianças menores, é importante o acompanhamento das atividades de aprendizado musical através de uma presença que estimule o diálogo, a atenção, o afeto e a autoestima.
- Levar os filhos para eventos musicais que você gosta pode funcionar como um ótimo exemplo e estímulo a novas descobertas musicais.
- Ao demonstrar seu amor pela música (lembrando de canções de sua infância ou cantando com entusiasmo em sua casa) você está ensinando o poder e o valor de música para seu filho.
- Os pais também podem organizar apresentações mensais dentro de casa como forma de incentivar o progresso musical dos filhos.
O resultado? Uma família alegre e musical, com relacionamentos aprimorados e dispostos a construir uma comunidade musical forte!
O importante é saber que, com ou sem experiência musical, muitos pais têm dúvidas comuns e podem esclarecer com o professor sobre como ajudar seus filhos com a prática. E você já sabe: O IEM está sempre aberto para aquela conversa positiva sobre tudo relacionado a música!