Um guia para educadores musicais guardarem no coração

Educação Musical de A a Z é um texto de Carmen Maria Mettig Rocha* baseado nos fundamentos do Método Willems, que funciona como um guia para quem trabalha com a transmissão de conhecimento na área da música.

Educação Musical IEM de A a Z

Aqui, cada letra do alfabeto inspira uma lição; um pensamento para ser guardado na mente e no coração!

Amar a música e a criança:
Sabemos ser imprescindível escolhermos o ideal na nossa vida profissional. Fazer o que gostamos é um dos pontos chaves de nossa felicidade pessoal. Mas para quem trabalha com iniciação musical, ter um olhar afetivo e amoroso para a criança também é fundamental!

Buscar desenvolver todo o seu potencial:
A criança tem um enorme potencial que deve ser motivado para que possa se manifestar de forma cada vez mais efetiva.

Criar oportunidades para uma rica experiência musical:
Tanto a família quanto o educador favorecem o despertar e o interesse pela experiência musical. É necessário acompanhar todo o processo ativamente, para que a alegria e a beleza sejam constantes nesta vivência com a música.

Desenvolver a sensorialidade, a afetividade e a inteligência musical, obedecendo a etapas progressivas:
Este desenvolvimento progressivo com a música só pode acontecer quando o educador tem princípios e fundamentos de uma pedagogia que ele escolhe para realizar seu trabalho, dando a seus alunos segurança e elementos positivos para uma experiência enriquecedora.

Encantar a criança através de uma aula bonita, dinâmica e agradável:
Música é Ciência, mas também é Arte. Assim, a Beleza, em todas as suas formas, deve estar presente em cada momento da aula.

Fundamentar os princípios do trabalho:
Os princípios, com certeza, dão segurança ao educador, fundamentando e orientando toda a metodologia que vai ser utilizada.

Garantir uma metodologia eficiente:
Ter método é importante e seguir uma metodologia facilita todo o processo, contribuindo para um discernimento muito claro dos objetivos a serem alcançados.

Honrar a profissão de educador(a), através de uma formação sólida:
A formação do(a) educador(a) é essencial para a realização de um trabalho eficiente.
É importante ter segurança nos princípios praticados, conhecimento da psicologia infantil, uma boa audição, dinamismo corporal e domínio do instrumento musical, além de usar a criatividade para unir todos esses elementos.

Incentivar o gosto musical procurando frequentar concertos e ouvir música sempre:
As pessoas que convivem com as crianças podem e devem contribuir para o desenvolvimento da apreciação musical. Propiciar a participação em concertos, possibilitar o contato com músicas que contribuam para sua formação (seja no carro ou em casa), permitir o acesso às programações de museus e teatros são maneiras de criar experiências que permitem a formação da cultura artística de todos.

Jamais minimizar a importância da música na vida de uma criança:
Está mais que provado o grande benefício da música no desenvolvimento geral da criança, tanto no aspecto fisiológico quanto no mental. Como define o grande pedagogo Edgar Willems, a música desperta a sensibilidade, exercita o sentido rítmico, a coordenação motora, aprimora a voz e o movimento corporal, além de socializar, exercitar a memória e a criatividade.

Lembrar a necessidade do estudo diário do instrumento:
É indispensável uma prática regular do instrumento para que se realize um crescimento progressivo da técnica e da expressividade musical.

Motivar frequentemente o trabalho com oficinas, maratonas de estudo, mostras criativas, campeonatos de leitura musical, olimpíada musical, audições etc:
A motivação é fundamental para que haja na escola um movimento dinâmico do trabalho. São essas atividades que fazem crescer o gosto e a dedicação pela música.

Nunca transformar a aula de música numa simples brincadeira:
Uma aula de música deve ser ao mesmo tempo prazerosa e pedagógica, no sentido de ser uma aula viva, com objetivos definidos, mas, com certeza, levando em conta a própria riqueza que ela traz em si mesma.

Oportunizar apresentações públicas para facilitar a desinibição e socialização:
A escola deve realizar apresentações e aulas públicas para que a turma se familiarize com o olhar externo ao seu trabalho, e também para que possa dividir com os pais o que vem sendo desenvolvido em sala de aula.

Priorizar o trabalho prático antes da teoria:
O mestre Edgar Willems sempre nos esclarece a necessidades de seguir o trabalho musical numa progressão natural, seguindo o desenvolvimento geral da criança. Primeiramente, ela vivencia a música nos aspectos fisiológicos e afetivos (ritmo e melodia), e somente mais tarde ela tomará conhecimento da teoria, através da inteligência, onde poderá compreender a leitura, a escrita, os acordes e as cadências, de forma progressiva.

Questionar sempre que surgirem dúvidas pedagógicas:
Questionar é importante para que não fiquem dúvidas em relação aos princípios e à metodologia aplicados.

Reforçar a participação criativa do aluno na sala de aula:
É a participação ativa e inventiva da criança que a habilita posteriormente a criar ritmo, melodia e movimento!

Sonhar com um maior número de crianças fazendo música:
Acreditamos no potencial da arte no desenvolvimento da criança e atuamos para ver todas as escolas propiciando este que é (como nos diz Edgar Willems em sua obra) um trabalho de desenvolvimento humano através da música.

Tentar conscientizar os pais da sua necessária colaboração no desenvolvimento musical do seu filho:
Tentar mostrar aos pais a importância da sua colaboração junto à escola de música, para que a criança se desenvolva de forma natural e progressiva.

Unir o querer e o fazer:
A união dos fatores querer (vontade) e fazer (ação) é indispensável ao trabalho do(a) educador(a) musical.

Verificar constantemente os aspectos qualitativos positivos e as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem para possíveis modificações:
Devemos estar sempre atentos às modificações que poderão ser feitas para que o resultado seja mais produtivo, prestando atenção tanto aos aspectos qualitativos positivos quanto às dificuldades encontradas. O importante é saber dar um passo à frente ou recuar um pouco para respeitar a capacidade natural do aluno.

X da questão: “A música harmoniza o Ser Humano”:
Não há qualquer dúvida quanto ao poder da música na vida do ser humano. Nós, educadores musicais, como diz o mestre Edgar Willems, devemos realizar “uma educação humana através da música”.

Zelar pela cultura musical sem esquecer a música étnica de cada povo:
É extremamente importante cuidar da riqueza da nossa música folclórica, que retrata a cultura e a nossa história.

* Educadora, musicista e compositora, Carmen Maria Mettig Rocha é diretora do Instituto de Educação Musical – IEM, em Salvador, referência de educação humana através da música para crianças, jovens e adultos da Bahia. Recebeu o diploma Método Willems diretamente por Edgar Willems, com quem estudou. É autora de vários livros de educação musical, coral infantil, piano, solfejo e de composições autorais.

Ela é formada em Pedagogia pela UCSal, e em Licenciatura em Música, Piano e Especialização em Teoria Musical pela UFBA, Universidade onde lecionou e desenvolveu importantes projetos ligados à Iniciação Musical Infantil e ao Canto Coral. Foi uma das criadoras dos Encontros de Educação Musical e dos Encontros de Coral da Associação dos Professores de Educação Musical da Bahia – APEMBA, organização que teve um papel fundamental no desenvolvimento de ações importantes para a formação de profissionais de música e para a cena do canto coral no estado.

Educação Musical no IEM