Qual é o objetivo da Educação Musical?

A música sempre teve um papel significativo na vida do ser humano. Já entre os primeiros povos sobre a Terra existia uma relação ligada à cura, à magia, à comunicação. Para cada cultura, um desses papéis se destacava no processo de socialização e evolução através da música.

O filósofo Platão, na Grécia Antiga, falava em sete funções da arte musical: Educativa, lúdica, artística, psicológica, ética, terapêutica e social. Ele desenvolveu um pensamento que defendia a música como parte essencial da educação humana. Para Platão, a música seria capaz de atingir mais profundamente a alma de um cidadão, penetrando bem fundo e sendo capaz de moldá-la para o bem ou para o mal. Assim, o uso correto da educação musical, segundo ele, poderia gerar boas virtudes, coragem, ordem.

Trazendo a discussão para os tempos atuais, não são poucas as experiências científicas que confirmam o poder terapêutico da música, comprovando que poucas atividades exigem tanto do cérebro quanto o desempenho musical. Ou seja, tocar um instrumento põe em ação uma verdadeira “orquestra fisiológica” (músculos, olhos, ouvidos, memória, emoção), capaz de acordar nossos hábitos mentais congelados e fazer nossas mentes se movimentarem como habitualmente não são capazes. Ou seja, a educação musical é, sim, capaz de evocar reações cerebrais estimulantes.

Iniciação Musical no IEM - Foto Leto Carvalho

Para o educador musical belga Edgar Willems, uma referência para muitos musicistas, a música é “expressão do que temos de mais profundo em nós mesmos”. Sua metodologia defende que a arte musical, através do ritmo, da melodia e da harmonia, se relaciona ao ser humano no seu triplo aspecto (fisiológico, afetivo e mental), podendo se expandir para o nível supramental numa elevação progressiva de nossa consciência.

Ou seja, a educação musical propicia não só a vivência e o conhecimento dos elementos musicais, mas também exercita a atenção, as diversas memórias, a sociabilidade e a disciplina. Exercita também a criatividade quando trabalhada da maneira adequada, através de atividades dinâmicas, estimulantes e, ao mesmo tempo, educativas. Tudo isso respeitando as diferentes fases de aprendizado da criança.

Pensando em tudo isso, nós, educadores musicais, somos capazes de propiciar aos nossos alunos experimentar a Beleza com “B” maiúsculo, aquela revelada numa aula de música cheia de entusiasmo, afeto, metodologia e alegria.

Oficina de Violino no IEM

O IEM é uma escola de música que vem construindo desde 1992, em Salvador, uma história rica e potente junto à educação musical na Bahia. É também um importante centro de difusão do Método Willems de Educação Musical. E é a partir de toda a experiência nessas muitas décadas de trabalho que afirmo: Para que a educação musical aconteça de forma efetiva, é de extrema importância dedicar atenção especial à Iniciação Musical, momento no qual se desperta o interesse pela música.

Para isso, além de contar com professores preparados e criativos, as escolas de música devem dispor de um material pedagógico efetivo para o desenvolvimento auditivo e obedecer às etapas progressivas do desenvolvimento psicológico da criança – como defende a Pedagogia Musical Willems.

Salvador será o grande centro da educação musical neste mês de julho de 2022. A FIW – Federação Internacional Willems vai realizar o 38° Congresso Internacional Willems® entre os dias 24 e 29 de julho, que trará à capital baiana uma equipe de artistas-pedagogos franceses altamente experiente, imbuída e inspirada pela metodologia de educação musical criada pelo pedagogo belga Edgar Willems. Essa é uma oportunidade única de mergulhar no Método Willems e, juntos, entendermos melhor os objetivos, etapas e aplicabilidade de uma boa educação musical. Para mais informações sobre o Congresso, acesse o site da Federação Internacional Willems, CLICANDO AQUI.

 

*Educadora, musicista e compositora, Profa. Carmen Maria Mettig Rocha é formada em Pedagogia pela UCSal, e em Licenciatura em Música, Piano e Especialização em Teoria Musical pela UFBA. Recebeu sua formação na metodologia Willems de educação musical diretamente pelo mestre Edgar Willems. Autora de vários livros de educação musical, coral infantil, piano, solfejo e de composições, ela é diretora do Instituto de Educação Musical – IEM, e integra o conselho consultor do projeto NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia.

Educação Musical no IEM