Saiba o que procurar em uma boa escola de música.

Você está querendo estudar música em Salvador, mas não sabe como começar? Para quem não possui intimidade com o universo da educação musical, pode ser difícil identificar os aspectos essenciais para decidir sobre um curso de música, seja ele para crianças, jovens ou adultos.

Pensando no importante papel que a música tem na educação, reunimos neste artigo alguns itens importantes a se observar na análise da qualidade de uma boa escola de música. Nem todas elas se propõem a oferecer essas atividades em suas grades curriculares, mas a ideia aqui é reunir referências que ajudem você a entender se o seu curso/professor permitirá o despertar tanto de suas habilidades técnicas quanto criativas, seja qual for seu objetivo principal com a música.

Iniciação Musical no IEM Foto Leto Carvalho

Uma boa Iniciação Musical

É de extrema importância dedicar atenção à Iniciação Musical Infantil, momento no qual se desperta o interesse pela música através de aulas dinâmicas e lúdicas. As escolas de música devem dispor de um rico material pedagógico para o desenvolvimento auditivo e obedecer às etapas progressivas do desenvolvimento psicológico da criança - como defende a Pedagogia Musical Willems, por exemplo. O Método Willems de Educação Musical foi criado pelo grande pedagogo belga Edgar Willems e é adotado em diversos países. O IEM é o principal centro de difusão do Método no Brasil e desde 1992 vem escrevendo uma história rica e potente junto à educação musical na Bahia através de uma Iniciação Musical rica e efetiva.

Turma de violao IEM

Time de Professores qualificado

Sem a orientação e o conhecimento que professores(as) de música oferecem, muitos alunos, especialmente crianças pequenas, podem ficar frustrados e desistirem quando a prática musical se torna mais difícil. Afinal, é o educador musical que pensa na dinâmica da aula, usando seu conhecimento no planejamento que visa o desenvolvimento progressivo do aluno, para que sua vivência musical aconteça de forma sensível, criativa e constante. Os professores do IEM se reúnem com frequencia para analisar suas práticas e possuem grande experiência em suas áreas. Por isso giuiam nossos alunos no processo que exploram habilidades musicais através de atividades práticas, tarefas interativas e estudos específicos para o desenvolvimento musical de cada um.

Oficina de Violino Paulo Andre IEM

Aprendizado de um instrumento

Depois de passar pela Iniciação Musical e entrar em contato com vários aspectos do universo musical é que o aluno opta por um instrumento, num processo de aprendizagem sempre dinâmico e progressivo, através de técnicas usadas para seu domínio e de um repertório envolvendo o universo de cada um deles. Mas é possível também, para jovens e adultos, iniciarem o instrumento sem passar pela Iniciação Musical, avaliando seus objetivos com a música. No IEM são oferecidos cursos de vários instrumentos tanto no formato presencial quanto on-line, em oficinas (grupos) ou em aulas individuais, dependendo do nível de aprendizado e interesse de cada aluno.

A Bela Adormecida da Amazônia GravaçãoCD Foto Cristina Damasceno 11

Foco nas aulas de Solfejo

As aulas de solfejo têm uma grande importância, já que proporcionam a alfabetização musical propriamente dita. Trabalha-se a leitura e a escrita da música, os intervalos, as escalas, os acordes, a transposição, os compassos etc. Cada programa tem sua horizontalidade (progressão) e verticalidade (aprofundamento). No IEM o solfejo é estudado posteriormente às aulas de Iniciação Musical em atividades específicas, mas ele é abordado também em atividades paralelas a todas as aulas do Instituto.

A Bela Adormecida da Amazônia GravaçãoCD Foto Cristina Damasceno 9

Aulas de Canto e Canto Coral

Cantar é uma das melhores maneiras de expressarmos nossa sensibilidade. Seu aprendizado envolve técnicas e exercícios que exercitam projeção, precisão e saúde vocal de forma harmoniosa. Para além das aulas individuais, o canto coral exercita a independência auditiva, a afinação e a expressão artística, além de favorecer a disciplina, socialização e integração dos seus participantes. No IEM, é claro, temos aulas de canto (agora também na forma on-line), atividade incentivada e praticada mesmo por alunos de outras áreas.

Músicas do Mundo IEM

Apresentações públicas

São as performances públicas que oferecem aos alunos de música a possibilidade de dividir suas experiências e se expressar publicamente através da arte. Preparar e refletir sobre as músicas e/ou as cenas, ensaiar os arranjos musicais, estudar a melhor maneira de realizar a sua performance, criar laços e vínculos durante os ensaios, tudo isso é aprendizado para a vida! O IEM realiza continuamente aulas públicas e apresentações diversas (inclusive espetáculos produzidos em teatros), e em tempos de aulas online, nossas apresentações vêm acontecendo também no ambiente digital.

Concerto de Natal IEM 2019 Foto Lígia Rizério 10

Orientação para objetivos específicos

Aprender a tocar um instrumento ou a cantar não é apenas uma jornada musical. É também uma jornada de autodescoberta, proporcionando experiências únicas. Ou seja, não importa se crianças ou adultos se tornarão profissionais da área da música no futuro; o que importa é vivenciar todos os aspectos positivos que a música lhes oferece. Mas apara isso a escola e seus profissionais devem possibilitar as oportunidades necessárias para o aluno colher os benefícios físicos, afetivos, cognitivos e sociais que espera através da música! Assim como o IEM, toda escola de música deve oferecer um espaço onde crianças, jovens e adultos possam criar e se expressar, elaborando novas e poderosas conexões simbólicas com o mundo.

Casarao do IEM foto Leto Carvalho

Neste momento de distanciamento físico, o IEM oferece muitas aulas no formato on-line, mas já começou também a retomada gradual de algumas atividades no formato presencial em sua sede na Barra, em Salvador. Estamos estudando caso a caso e seguindo protocolos que garantam a segurança e saúde de todos. Para saber todas as aulas oferecidas, é só clicar aqui.

A Secretaria do IEM está funcionando pela manhã, atendendo sempre das 9h às 12h. É só ligar para o número (71) 3034-3368 que conversaremos sobre disponibilidade de dias e horários para sua aula. Nós vamos fazer música. Você vai fazer também?