Inscrições abertas para nova turma do Curso Willems no IEM!

O IEM – Instituto de Educação Musical abriu as inscrições para sua nova turma do curso Pedagogia Willems para Educadores Musicais, que será ministrado pela musicista Carmen Maria Mettig Rocha nos dias 31/05 e 01/06, em Salvador. As datas foram escolhidas por caírem no feriado prolongado de Corpus Christi, dando a chance a profissionais de fora da cidade poderem participar do curso.

Com vagas limitadas, as aulas abordarão os princípios e a fundamentação do método criado pelo educador belga Edgar Willems, utilizado ao ensino da música em diversos países do mundo. PARA INICIAR SUA INSCRIÇÃO, CLIQUE AQUI.

Esta é a terceira turma do curso Pedagogia Willems para Educadores Musicais ministrado pela Profa. Carmen em Salvador nos últimos anos e é dirigida a educadores musicais e musicistas que trabalham com iniciação musical em institutos de música, em escolas regulares ou de forma autônoma.

Profa. Carmen coordena atividade prática no Curso Willems IEM (Turma 1), realizado em 2023

Com 12 horas de aulas distribuídas em dois dias de atividades teóricas e práticas, o curso não exige conhecimento prévio sobre o Método Willems para a matrícula. E embora esta turma foque nos mesmos princípios dos dois cursos realizados no ano passado, serão utilizados novos materiais (músicas, intrumentos e e objetos sonoros melódico-percussivos) para a abordagem do conteúdo.

O curso Pedagogia Willems para Educadores Musicais foca nos primeiros níveis do método, aprofundando conceitos relacionados a aspectos de audição, ritmo, melodia, canção e movimento, e sua aplicabilidade para desenvolver – e estimular – a técnica e a criatividade do aprendizado musical.

Profa. Carmen no Curso Willems IEM Turma 2

Cada participante terá acesso a um conteúdo capaz de ser aplicado imediatamente em suas próprias aulas de música. São atividades, partituras e conceitos que respeitam as diferentes etapas do desenvolvimento psicológico da criança, através de uma linha de trabalho que vai do simples ao complexo, do concreto ao abstrato. Tudo isso com o apoio de um rico material pedagógico e um vasto repertório para trabalhar o ouvido musical e a sensibilização do estudante de música. Ao final do curso, todos receberão certificado emitido pelo Instituto de Educação Musical.

Temas abordados:

  • Princípios e características psicológicas do método
  • As etapas progressivas para o desenvolvimento efetivo do aluno
  • Partes de uma aula com seus objetivos
  • O ouvido musical (materiais específicos)
  • A vida rítmica
  • A importância da canção (repertorio variado)
  • O movimento corporal
  • A instrumentação percussiva
  • O papel da “inventividade” nas aulas
  • A criatividade do professor

Ainda tem dúvidas? Criamos uma artigo respondendo às perguntas mais frequentes sobre o curso. Para acessar, é só CLICAR AQUI.

INSCRIÇÕES

O investimento é de R$ 450,00, podendo ser dividido em duas vezes. Para pagamentos à vista realizados até o dia 10 maio, será dado 10% de desconto no valor total. As inscrições podem ser feitas presencialmente na sede do IEM (Rua Florianópolis, 160, Jardim Brasil), local onde as aulas serão realizadas nos dias 31 de maio e 1° de junho (sexta e sábado, das 9h às 12h e das 15h às 18h). Quem estiver fora de Salvador pode também entrar em contato através dos telefones (71) 3034-3368 e 71 9369-7992 (WhatsApp), ou ainda pelo e-mail iem@musicaiem.com.br. A Secretaria do IEM funciona durante a semana (das 9h às 12h e das 14h às 17h – às sextas-feiras, somente pela manhã).

“Para quem já possui contato com o Método Willems, será uma chance de reciclar ou atualizar suas práticas pedagógicas”, explica a Profa. Carmen, ex-aluna de Edgar Willems e representante do seu método no Brasil. Ela, que é diretora do IEM em Salvador, vem aplicando o método em suas formações há muitas décadas, com reflexos na formação de algumas gerações de educadores e musicistas da Bahia.

Profa. Carmen no Curso Willems IEM Turma 1

Os participantes terão também a chance de adquirir presencialmente livros pedagógicos ligados à educação musical (de autoria da Profa. Carmen), além de instrumentos e materiais sonoros (criados pelo músico baiano Roberto Luis Castro em seu Ateliê Construindo o Som) para aplicar o método Willems em sala de aula.

SOBRE O MÉTODO WILLEMS

Edgar Willems nasceu em 1890 na Bélgica e desde criança construía instrumentos musicais, além de desenvolver o hábito de ensinar música a seus irmãos. Aos 35 anos iniciou um trabalho de desenvolvimento auditivo para adultos e inovou a iniciação musical para crianças, admitindo também grupos de crianças de apenas três anos de idade. Pouco a pouco o trabalho começou a ser reconhecido e justificado através da evolução dos estudos da fisiologia acústica e, a partir dos resultados obtidos e com a publicação do material didático criado por Willems, o método passou a ser utilizado por diversos pedagogos da área musical.

Edgar Willems Citação

No Método Willems, a teoria só aparece depois da vivência musical, relacionando os elementos constitutivos da música, como o ritmo, a melodia e a harmonia, às funções fisiológicas, à sensibilidade e à inteligência de cada aluno. Ele respeita as diferentes etapas do desenvolvimento psicológico da criança e apresenta uma linha de trabalho progressiva. A pedagogia Willems é hoje uma das principais ferramentas aplicadas ao ensino da música em vários países e é também a base na qual a fundamentação educacional do IEM é ancorada, fazendo do Instituto de Educação Musical o principal representante do método no país. Desde sua criação em Salvador, em 1992, o IEM tem como base os fundamentos do Método Willems, desenvolvendo contornos específicos para a realidade brasileira.

PEDAGOGIA WILLEMS PARA EDUCADORES MUSICAIS
DATA: 31/05 e 01/06 (sexta e sábado, sempre das 9h às 12h e das 15h às 18h)
LOCAL: Instituto de Educação Musical (Rua Florianópolis, nº 160, Jardim Brasil – Barra / Salvador)
INSCRIÇÕES: Tels. 71. 3034-3368 e 71. 99369-7992 (whatsapp) / iem@musicaiem.com.br
INVESTIMENTO: R$ 450,00 (dividido em 2x). Desconto de 10% para pagamentos à vista realizados até o dia 10 de maio.