Inscrições abertas para Congresso Internacional Willems em Salvador 

Salvador será o grande centro da educação musical no mês de julho. A FIW – Federação Internacional Willems abriu as inscrições para o 38° Congresso Internacional Willems®, que trará à capital baiana uma equipe de artistas-pedagogos franceses altamente experiente, imbuída e inspirada pela metodologia de educação musical criada pelo pedagogo belga Edgar Willems.

Congresso Willems 2022 Flyer

Com o apoio de duas importantes instituições baianas, o IEM – Instituto de Educação Musical e o NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, o Congresso será realizado 25 e 29 de julho em Salvador. O programa de mais de 30 horas promoverá apresentações de aulas com crianças, oficinas práticas e tempo para intercâmbio entre participantes e é dirigido a estudantes de música, musicistas, pedagogos e regentes (coral e orquestra) que trabalham com crianças, jovens e adultos.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NESTE LINK:  Congresso Internacional Willems 2022.

Você pode também tirar dúvidas sobre a programação e as inscrições diretamente com a FIW, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Espera-se a participação de 200 educadores musicais do Brasil e América Latina, vivendo essa oportunidade única de serem introduzidos ou se aprofundarem na Pedagogia Willems®. A ideia é que pessoas que não estão familiarizadas com esta abordagem pedagógica possam descobri-la em detalhes e na prática, e que professores experientes ampliem seu campo de ação e reflexão. Todas as atividades serão realizadas nas amplas e modernas instalações do Parque do Queimado, onde funciona a sede do NEOJIBA na capital baiana.

As inscrições são limitadas e as tarifas variam de acordo com datas e limites das matrículas, com valores que começam a partir de R$ 550 (primeiro lote, até final de abril). Todas as inscrições devem ser feitas online, diretamente com a FIW – Fédération Internationale Willems® (neste link), responsável também por esclarecer dúvidas sobre as atividades do Congresso.

CONHEÇA OS PALESTRANTES:

Benjamin LUNETTA: Contrtenor, Diretor da Escola Willems® Ryméa de Lyon, especialista em voz infantil e na presença corporal do artista-músico.

Thibaut LOUPPE: Organista, maestro e compositor, mestre de capela da Catedral de Saint Jean-Baptiste em Lyon, grande improvisador apaixonado pela pedagogia e transmissão musical.

Magali PEROL-DUMORA: Soprano, solista em numerosas produções de ópera, professora de canto no Conservatório Superior de Musica de Genebra – Suíça, especializada em trabalho vocal para adultos, colaboradora regular dos Cursos de Formação Willems®.

Christophe LAZERGES: Pedagogo-músico, especialista em pedagogia Willems®, formador da FIW, difunde incansavelmente sua grande experiência em educação musical e instrumental de bebês à músicos profissionais.

 Equipe Congresso Willems

 

SOBRE O CONTEÚDO DO CONGRESSO:

Cada professor conduzirá oficinas diárias e consecutivas, e cada oficina desenvolverá uma progressão ao longo dos 5 dias de Congresso. Os inscritos devem escolher, portanto, uma oficina A, uma oficina B e uma oficina C, entre as 4 propostas de cada horário:

Oficinas A1, A2, A3 e A4: das 10h às 11h
Oficinas B1, B2, B3 e B4: das 11h30 às 12h30
Oficina C1, C2, C3 e C4: das 14h às 15h

Recomenda-se, portanto, seguir o mesmo fluxo temático nos cinco dias seguidos. Confira aqui a relação das oficinas:

A1. Prática dos princípios pedagógicos do 1º e 2º graus Willems® – Christophe Lazerges
A2. A vocalidade de crianças – Benjamin Lunetta
A3. Regência / iniciação do coral – Thibaut Louppe
A4. Técnica vocal para adultos – Magali Perol-Dumora

B1. O início da leitura e o instrumento – Christophe Lazerges
B2. A presença corporal do músico – Benjamin Lunetta
B3. Regência coral / nível avançado – Thibaut Louppe
B4. Técnica vocal para adultos – Magali Perol-Dumora

C1. Improvisação em todas as suas formas: Rítmica / Melódica / Harmônica – Christophe Lazerges
C2. A vocalidade das crianças – Benjamin Lunetta
C3. Improvisação e harmonia no coro – Thibaut Louppe
C4. Técnica vocal para adolescentes – Magali Perol-Dumora

A descrição completa do conteúdo de cada oficina está no site da FIW, neste link.

Card poeticas03 IEM

 

CONHEÇA AS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS:

O IEM- Instituto de Educação Musical foi criado em 1992 por Carmen Maria Mettig Rocha, vice-presidente da FIW para o Brasil, é uma escola de música que baseia seu programa pedagógico na metodologia Willems® para crianças desde os três anos de idade. O professor Willems esteve em Salvador três vezes durante sua vida para ministrar cursos e a capital baiana é hoje o principal centro de divulgação sua pedagogia no Brasil. Formada diretamente por ele, a Profa. Carmen transformou o IEM numa referência de educação humana através da música para crianças, jovens e adultos da Bahia, e é convidada frequentemente para cursos em todo o país.

O NEOJIBA, Núcleos Estaduais de Orquestras Jovens e Infantis da Bahia, criado pelo pianista e regente Ricardo Castro em 2007, promove, incentiva e apoia o desenvolvimento e a interação social pela prática musical coletiva, instrumental e/ou vocal, às crianças, adolescentes e jovens do Estado da Bahia, seguindo o exemplo do movimento “El Sistema” na Venezuela. Além de ceder o espaço do Parque do Queimado para hospedar o evento, o NEOJIBA terá um grupo de seus monitores e professores inscritos no Congresso.

A Federação Internacional Willems® – FIW vem trabalhando há mais de 50 anos para difundir a pedagogia da educação musical pelo mundo, de acordo com os princípios desenvolvidos por Edgar Willems. Sediada principalmente na Europa, onde possui centros de formação de professores, ela também está presente também na América Latina, particularmente na Colômbia e no Brasil. Em 53 anos de existência, a FIW já realizou 37 grandes encontros ao redor do mundo, sempre disputados por musicistas e educadores europeus (em sua maioria), que encontram no evento uma maneira de alimentar e renovar reflexões e práticas artístico-pedagógicas importantes para suas atividades. Somente uma dessas edições aconteceu no Brasil: foi em 2009, também em Salvador, quando o Congresso foi coordenado pelo IEM – Instituto de Educação Musical e reuniu 150 musicistas de 11 estados brasileiros (foto abaixo).

Congresso Willems na Bahia 2009

 

Quer saber mais sobre Willems? O site do IEM tem algumas informações sobre nosso grande educador musical:

Quem foi Edgar Willems e sua relação com o Brasil

Texto da Profa. Carmen a partir dos escritos do Caderno Pedagógico "Iniciação Musical das Crianças", de Edgar Willems

O website da FIW possui uma parte traduzida para o português, também com artigos variados sobre a pedagogia Willems®:

O que é a Pedagogia Willems

A extensão instrumental da pedagogia Willems®

 

Edgar willems com crianças