Congresso Willems tem concerto de abertura no domingo

Salvador se transforma neste mês de julho no grande centro da educação musical do Brasil. A FIW – Federação Internacional Willem escolheu a capital baiana para realizar o seu 38° Congresso Internacional Willems®, trazendo entre os dias 24 e 29 de julho para o Parque do Queimado, sede do NEOJIBA, uma equipe de artistas-pedagogos franceses altamente experientes para reflexões, práticas educacionais e atividades artísticas ligadas à metodologia Willems de educação musical.

Edoardo Rosadini

A abertura do Congresso será neste domingo (24/07), com um concerto que contará com a regência do maestro Edoardo Rosadini à frente da Orquestra NEOJIBA e participação da solista Inês Flores Brasil.

No programa, a Sinfonia no. 35 em D major “Haffner”, K. 385 (W. A. Mozart), a abertura da ópera La Gazza Ladra (G.Rossini) e árias de óperas italianas. O concerto tem entrada gratuita e será realizado na Igreja Evangelista Batista Filadélfia (R. Saldanha Marinho, 113 – Caixa D’Água), a 10 minutos a pé do Parque do Queimado (onde, às 13h, terá início o receptivo de boas vindas aos congressistas, para entrega de pasta e crachá de identidade que permitirá o acesso ao local durante o evento).

Parcerias – A escolha de Salvador para sediar o Congresso não foi à toa. Graças ao IEM – Instituto de Educação Musical, escola de música dirigida pela Profa. Carmen Mettig Rocha, a capital baiana é hoje o principal centro de difusão do Método Willems no Brasil. Tanto o IEM quanto o NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis (quem vem entrando em contato com a metodologia Willems através do trabalho desenvolvido em parceria coma Profa. Carmen) são apoiadores do Congresso.

Parque do Queimado Foto Michele Brito Ascom SJDHDS

O programa de mais de 30 horas do 38° Congresso Internacional Willems® promoverá oficinas práticas e teóricas nas áreas de educação musical, regência e coral, e é dirigido a estudantes de música, musicistas, pedagogos e regentes (coral e orquestra) que trabalham com crianças, jovens e adultos. A ideia é que pessoas que não estão familiarizadas com Pedagogia Willems® possam conhecê-la na prática e que professores experientes ampliem seu campo de ação e reflexão.

Os cursos serão ministrados por Benjamin Lunetta (Contratenor, Diretor da Escola Willems® Ryméa de Lyon, especialista em voz infantil e na presença corporal do artista-músico), Thibaut Louppe (organista, maestro e compositor, mestre de capela da Catedral de Saint Jean-Baptiste em Lyon), Magali Perol-Dumora (soprano, professora de canto no Conservatório Superior de Música de Genebra, especializada em trabalho vocal para adultos) e Christophe Lazerges (pedagogo-músico, especialista em pedagogia Willems®, formador da FIW – Federação Internacional Willems).

Equipe Congresso Willems

Método Willems – Edgar Willems nasceu na Bélgica e desenolveu um método em que a teoria só aparece depois da vivência musical, relacionando os elementos constitutivos da música, como o ritmo, a melodia e a harmonia, às funções fisiológicas, à sensibilidade e à inteligência de cada aluno. Ainda no século XX seu trabalho começou a ser reconhecido e justificado através da evolução dos estudos da fisiologia acústica e pesquisas da neurociência. A partir dos resultados obtidos e com a publicação do material didático criado por ele, o Método Willems passou a ter reconhecimento acadêmico e a ser utilizado por diversos pedagogos da área musical.

Em 53 anos de existência, a Federação Internacional Willems já realizou 37 grandes encontros ao redor do mundo, sempre disputados por musicistas e educadores europeus (em sua maioria), que encontram no evento uma maneira de alimentar e renovar reflexões e práticas artístico-pedagógicas importantes para suas atividades. Somente uma dessas edições aconteceu no Brasil: foi em 2009, também em Salvador, quando o Congresso foi coordenado pelo IEM – Instituto de Educação Musical e reuniu 150 musicistas de 11 estados brasileiros.

 Mais informaçõse sobre o Congresso: https://fi-willems.org/congress-pt/

Perguntas e respostas sobre o Congresso: https://musicaiem.com.br/noticias/duvidascongresso

Mais informações sobre a metodologia Willems: https://musicaiem.com.br/edgar-willems

Card poeticas03 IEM