Qual a melhor idade para começar a fazer música no IEM?

Existe uma idade ideal para começar a fazer música? Essa pergunta é feita para o IEM muitas vezes e, apesar de sempre dizermos que "qualquer pessoa pode fazer música em qualquer momento da vida", existe, sim, uma fase em que podemos aproveitar o melhor do universo musical.

O valor da música no desenvolvimento geral da criança é mundialmente conhecido e respaldado por estudos de conceituados especialistas. Eles apontam para a importância de iniciarmos o processo de educação musical o mais cedo possível, numa fase em que a criança está bem receptiva para o mundo do som.

Música Bebês IEM

É pensando nisso que o IEM – Instituto de Educação Musical dá uma atenção especial aos seus cursos de música para crianças e bebês, dirigido a crianças a partir de 1 ano e dez meses de idade. Nele os pequenos experimentam uma vivência musical com atividades divertidas que proporcionam a estimulação dos reflexos, da linguagem, o desenvolvimento do ouvido musical, o exercício da motricidade, a atenção e a sensibilidade.

Tudo isso no ambiente amplo e confortável do IEM, em turmas presenciais (com número limitado de pessoas em sala de aula) repletas de estímulos únicos.

“É uma experiência afetiva da criança, já que em cada momento eles se relacionam e interagem através de brincadeiras, canções e jogos rítmicos, numa vivência musical bem agradável.” – Carmen Maria Mettig Rocha, Diretora do IEM.

Turma IEM 4 5 anos

De uma maneira lúdica e prazerosa, no IEM a criança tem a oportunidade de entrar em contato e manipular um vasto material pedagógico que enriquece o trabalho proposto e contribui para seu desenvolvimento físico e psicológico como um todo – e não só no aspecto musical.

Benefícios das turmas IEM de Música para Crianças e Bebês:

• Socialização no contato lúdico com outras crianças da turma.
• Trabalhar reflexos vivenciando o ritmo em diversas atividades.
• Despertar a sensibilidade e exercitar a audição com material sonoro e através de canções feitas para essa fase do aprendizado.
• Contato com vasto material sonoro especializado para cada atividade, como lenços, guizos, bolas, cata-ventos, bambolês e muitos outros.
• Desenvolvimento da memória, linguagem e motricidade.
• Estímulo da criatividade e da autoestima.

Para mães e pais que acompanham as aulas (os bebês deverão estar acompanhados de um responsável), é também uma oportunidade de conhecer novas formas de estimular brincadeiras em casa, propiciando momentos significativos de relação amorosa através da música. Tudo isso com orientação das nossas educadoras musicais e supervisão da Profa. Carmen Mettig Rocha.

IEM Sala de aula

Para saber mais sobre os cursos de música para crianças e bebês, ou sobre outros cursos de música do IEMpara jovens e adultos, venha fazer uma visita ao IEM e conversar pessoalmente com nossa equipe. As matrículas devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (às sextas, somente pela manhã), na sede do Instituto (Rua Florianópolis, 160, Jardim Brasil). Maiores informações podem ser conseguidas também pelo telefone (71) 3034-3368.

Em 2022, o IEM está com algumas turmas de Música para Crianças e Bebês:

Bebês 1 ano e dez meses a 2 anos:
2ª e 4ª – Das 08h às 9h (turma sendo formada para início em março)
2ª e 4ª – Das 10h às 11h (poucas vagas remanescentes)

Crianças de 4 e 5 anos:
2ª e 4ª – Das 09h às 10h (poucas vagas remanescentes)
2ª e 4ª – Das 11h às 12h (turma sendo formada para início em março)

Crianças de 6 a 8 anos:
3ª e 5ª – Das 16h às 17h (poucas vagas remanescentes)

 

Música para Crianças e bebês IEM