A Canção na Educação Musical compartilha videoaulas do IEM!

Olha só que incrível! A musicista e educadora baiana Carmen Maria Mettig Rocha, diretora do IEM, acaba de colocar no ar o programa A Canção na Educação Musical, com uma série de oito videoaulas focadas no trabalho pedagógico junto a crianças com idades entre 2 e 12 anos. Relacionando a canção infantil a uma experiência musical, o projeto dividirá um pouco do rico conhecimento da Profa. Carmen com a iniciação musical infantil, área em que atua há muitas décadas na Bahia através do seu Instituto de Educação Musical – IEM.

A Canção na Educação Musical tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Projeto do IEM - A Canção na Educação Musical

Utilizando várias composições da Profa. Carmen por aula, o projeto mostrará a professores de música, pais ou recreadores de arte-educação em ONGs e creches como trabalhar as canções através de uma metodologia de fácil compreensão e aplicabilidade imediata.

O primeiro vídeo já está disponível no canal do YouTube do IEM e aqui no site do Instituto de Educação Musical, com uma aula criada para ser aplicada junto a crianças com idades entre 2 e 3 anos. A partir daí, um novo lançamento será feito a cada sexta-feira, num ciclo que se estende até o dia 09/04. Em cada vídeo, uma faixa etária de crianças será o foco do trabalho desenvolvido, respeitando os aspectos fisiológicos e psicológicos de cada grupo infantil, e com material prático, lúdico e dinâmico criado para desenvolver experiências musicais através de composições específicas.

Carmen e Liana IEM1

Além das atividades pedagógicas propostas e reunidas em exemplos práticos, os vídeos da série A Canção na Educação Musical trarão as interpretações das próprias canções, tendo a cantora e arte-educadora Liana Falcão cantando as músicas e sendo acompanhada ao piano pela Profa. Carmen.

Tem mais! Os educadores musicais terão acesso também à partitura das canções trabalhadas e aos planos de aulas, para que as crianças vivenciem os diversos elementos da linguagem musical trabalhando pedagogicamente a audição, a voz, a respiração, o sentido rítmico, a motricidade, o sentido melódico e o movimento corporal, além de exercitar a atenção e a memória.

Bastidor Programa do IEM

Tá esperando o quê? Vamos à aula?