A Canção na Educação Musical compartilha videoaulas do IEM!
Olha só que incrível! A musicista e educadora baiana Carmen Maria Mettig Rocha, diretora do IEM, acaba de colocar no ar o programa A Canção na Educação Musical, com uma série de oito videoaulas focadas no trabalho pedagógico junto a crianças com idades entre 2 e 12 anos. Relacionando a canção infantil a uma experiência musical, o projeto dividirá um pouco do rico conhecimento da Profa. Carmen com a iniciação musical infantil, área em que atua há muitas décadas na Bahia através do seu Instituto de Educação Musical – IEM.
A Canção na Educação Musical tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Utilizando várias composições da Profa. Carmen por aula, o projeto mostrará a professores de música, pais ou recreadores de arte-educação em ONGs e creches como trabalhar as canções através de uma metodologia de fácil compreensão e aplicabilidade imediata.
O primeiro vídeo já está disponível no canal do YouTube do IEM e aqui no site do Instituto de Educação Musical, com uma aula criada para ser aplicada junto a crianças com idades entre 2 e 3 anos. A partir daí, um novo lançamento será feito a cada sexta-feira, num ciclo que se estende até o dia 09/04. Em cada vídeo, uma faixa etária de crianças será o foco do trabalho desenvolvido, respeitando os aspectos fisiológicos e psicológicos de cada grupo infantil, e com material prático, lúdico e dinâmico criado para desenvolver experiências musicais através de composições específicas.
Além das atividades pedagógicas propostas e reunidas em exemplos práticos, os vídeos da série A Canção na Educação Musical trarão as interpretações das próprias canções, tendo a cantora e arte-educadora Liana Falcão cantando as músicas e sendo acompanhada ao piano pela Profa. Carmen.
Tem mais! Os educadores musicais terão acesso também à partitura das canções trabalhadas e aos planos de aulas, para que as crianças vivenciem os diversos elementos da linguagem musical trabalhando pedagogicamente a audição, a voz, a respiração, o sentido rítmico, a motricidade, o sentido melódico e o movimento corporal, além de exercitar a atenção e a memória.
Tá esperando o quê? Vamos à aula?