Método Willems


No livro “La Valeur Humaine de L’ Education Musicale", de Edgar Willems, nós encontramos citações muito especiais para todos aqueles que amam a música.

“A música é Beleza; uma Beleza especial: o esplendor das proporções harmoniosas que regem o universo.”

“A música vem do coração; dum coração que bate em uníssono com as leis do universo.”

“Crer na música é acreditar na possível harmonia entre os homens.”


Edgar Willems nasceu em 1890 na Suíça e desde criança construía instrumentos musicais, além de desenvolver o hábito de ensinar música a seus irmãos. Aos 35 anos iniciou um trabalho de desenvolvimento auditivo para adultos e inovou a iniciação musical para crianças, admitindo também grupos de crianças de apenas três anos de idade. Pouco a pouco o trabalho começou a ser reconhecido e justificado através da evolução dos estudos da fisiologia acústica e, a partir dos resultados obtidos e com a publicação do material didático criado por Willems, o método passou a ser utilizado por diversos pedagogos da área musical.

O professor Willems esteve em Salvador três vezes durante sua vida para ministrar cursos e a capital baiana é hoje o principal centro de divulgação do Método Willems no Brasil. Formada diretamente por ele, a professora Carmen Mettig Rocha utiliza seus ensinamentos na formação musical de crianças e adultos do IEM – Instituto de Educação Musical.

A obra Willems é muito conhecida na Europa, na América Latina e em alguns países da África. O próprio Willems esteve no Brasil por três vezes e muitos professores de todo o país tiveram a oportunidade de conhecer os seus princípios e vivenciar a sua rica experiência musical.

Para Willems, a música é a atividade humana mais global, a mais harmoniosa, onde o ser humano é, ao mesmo tempo, material, espiritual, dinâmico, sensorial, afetivo e mental, em harmonia com as forças vitais que animam os reinos da natureza e as leis harmônicas do cosmos.

A metodologia Willems respeita as diferentes etapas do desenvolvimento psicológico da criança e apresenta uma linha de trabalho que vai do simples para o complexo, do concreto para o abstrato. Com um rico material que permite trabalhar o ouvido musical e com toda a obra disponível à sensibilização e preparação do educador musical, a pedagogia Willems desenvolve a criança no seu triplo aspecto sensorial, afetivo e mental através dos elementos ritmo, melodia e harmonia.

O objetivo do grande educador é realizar uma educação humana através da música; tornar nossas crianças, nossos jovens alunos, pessoas mais dinâmicas, mais sensíveis, mais inteligentes, mais criadoras e mais felizes!

A Associação Internacional Willems é denominada Fédération Internationale Willems e disponibiliza diversas informações sobre a sua obra, com histórico, objetivos, princípios da pedagogia Willems nas suas diferentes etapas, seus cursos de formação, os programas, os Congressos realizados ao redor do mundo e o seu movimento internacional, além da relação de toda a bibliografia e material didático que é utilizado nesta metodologia:

site: www.fi-willems.org
mail: contact@aiem-willems.org
sede: 46 rue Bugeaud- F-69OO6 Lyon- France