Como saber se você tem talento musical? teste
Notícias
Como saber se você tem talento musical?

Muita gente tem escrito para o IEM para tirar dúvidas sobre educação musical ou sobre nossas aulas de música online, então decidimos criar uma série de respostas para as perguntas mais frequentes. E a primeira delas não poderia ser outra: Como saber se tenho talento musical?

 

Aula de música online no IEM

 

Não há dúvida de que aprender a tocar um instrumento musical é ótimo para o desenvolvimento de cérebros. A ciência mostrou que quando crianças aprendem a tocar música, seus cérebros começam a ouvir e processar sons que de outra forma não poderiam ouvir. Isso as ajuda a desenvolver "distinção neurofisiológica" entre certos sons que podem se traduzir em melhores resultados acadêmicos!

 

Então, vamos logo tirar da cabeça essa referência do talento. Que tal pensar em dedicação e oportunidade para desenvolver o potencial que todos - crianças ou adultos - têm para a música?.

 

No ambiente certo e com a orientação adequada, as crianças precisam somente da oportunidade para desenvolver suas qualidades musicais. Um estudo da Northwestern University (EUA) revelou que, a fim de colher plenamente os benefícios cognitivos de uma aula de música, as crianças não podem simplesmente deixar o som da música promover uma lavagem sobre eles... Eles têm que estar ativamente envolvidos na música e participar da aula. Então, um educador musical preparado tem um importante papel nesse processo, selecionando o material auditivo, as canções e as atividades adequadas para um desenvolvimento progressivo dentro do universo musical.

 

Para os adultos, aprender a tocar um instrumento ou a cantar pode se transformar numa jornada de autodescoberta, mesmo que comecem esse processo tarde. Não há dúvida que a aula de música para esse público proporciona experiências que talvez ele nunca tenha vivido antes. A má notícia? É pouco provável que consigam tocar no Carnegie Hall. A boa notícia: é o desafio mais agradável que poderiam escolher!

 

Resumo da ópera: potencial e vocação são coisas distintas. Não importa se crianças ou adultos se tornarão profissionais da área da música no futuro; o que importa é vivenciar todos os aspectos positivos que a música lhes oferece.

 

Aula de música online no IEM: Violino

 

No Instituto de Educação Musical, estamos oferecendo cursos de música online (canto, instrumento) como uma solução inovadora para quem busca estudar música neste momento, seja aprimorando seus conhecimentos e técnicas, seja começando seu processo de iniciação musical. Nossos professores estão guiando vários alunos, de diversas idades, no processo que explora as habilidades musicais através de atividades práticas, tarefas interativas e estudos específicos para o desenvolvimento musical de cada um, seja no canto ou no aprendizado de um instrumento. Para saber mais sobre os cursos, clique aqui.

 

Maiores informações sobre valores e matrículas podem ser conseguidas na Secretaria do IEM, pelo telefone (71) 3034-3368 ou através do e-mail iem@musicaiem.com.br. Durante o período de isolamento físico, nosso atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia.

 

Aula de música online no IEM: Canto

 

 

Sensibilidade, beleza, emoção, alegria, sociabilidade, disciplina, harmonia e equilíbrio são fatores que por si só justificam que qualquer pessoa vivencie uma experiência musical, que é ao mesmo tempo lúdica e enriquecedora.


Nunca é tarde para começar a aprender um instrumento ou a cantar. O momento certo é aquele que desperta em você a vontade de colher os benefícios físicos, afetivos, cognitivos e sociais que a música proporciona!

 

Aula de Música Online no IEM: Piano