O Método Willems nas aulas online teste
Notícias
O Método Willems nas aulas online

Texto da Profa. Carmen Mettig Rocha, Diretora do IEM e representante do Método Willems no Brasil.

 

Além das aulas de instrumento online, o IEM vem realizando aulas em grupos para suas turmas de Iniciação Musical, Solfejo e Oficina de Flauta. São grupos de crianças e pré-adolescentes que vivenciam o aprendizado musical a partir do Método Willems, adotado pelo Instituto de Educação Musical como base para suas atividades, mesmo na atividades à distância.

 

 De acordo com os princípios do professor Edgar Willems, o seu Método possui três elementos fundamentais:


 
1. Baseia-se nas relações psicológicas estabelecidas entre a música e o ser humano.
2. Não utiliza elementos extramusicais.
3. A Iniciação, na 1ª etapa, é essencialmente prática.

 

Aula de música do IEM - Método Willems de Educação Musical

 

A atividade pedagógica do seu método compreende canções, cultura auditiva e desenvolvimento do sentido rítmico, além dos nomes das notas e um simples vocabulário musical. Veja que podemos utilizar essa lógica pedagógica e lúdica mesmo nas aulas à distância, como vem sendo feito pela equipe do IEM:

 

As canções devem ser encaradas sob o ponto de vista educativo: canções simples, preparatórias para o instrumento, canções ritmadas, de intervalo etc.

 

O desenvolvimento auditivo educa a sensorialidade, a sensibilidade afetiva e a consciência mental. A primeira etapa (sensorialidade) refere-se a “fazer ouvir”, reconhecer, reproduzir os sons. A atividade orgânica pode ser desenvolvida cada vez mais e, para isso, é necessário o trabalho auditivo. A sensibilidade auditiva nós encontramos na reação ao som isolado, no movimento sonoro, nos intervalos melódicos, na melodia, nos intervalos harmônicos, acordes, enfim, na harmonia. Ela inicia no memento em que reagimos ao impacto sonoro. Musicalmente falando, é o elemento melódico que provocará em nós reações afetivas bem diversas e sutis. Pela inteligência auditiva nos tornamos conscientes dos diversos elementos musicais.

 

Edgar Willems criou o método que é utilizado no IEM.

 

Os exercícios rítmicos servem para despertar e desenvolver o sentido rítmico (instinto e consciência), enriquecendo a imaginação motriz. O ritmo deve ser considerado como um movimento ordenado e desempenhará um papel importante no trabalho musical. Para desenvolver o sentido do tempo, do compasso etc., utilizar-se-á o movimento corporal, a marcha (quantitativamente e qualitativamente).

 

A marcação dos compassos concorrerá para a tomada de consciência do ritmo. Poder-se-á utilizar também certo vocabulário, aplicado com simples etiquetas. Os princípios adotados devem poder manter o seu valor através de todo o estudo musical.

 

Não deve ser a música considerada apenas em si mesma. Ela é tributária de diversas faculdades humanas, físicas, afetivas e mentais. Façamos música dentro de princípios verdadeiros e com amor! Assim, contribuiremos para um maior e melhor desabrochar da alma infantil.

 

 

Nós vamos fazer música! E você?

 

 

Para saber mais informações do IEM e sobre nossos cursos de música online, entre em contato com nossa Secretaria pelo telefone (71) 3034-3368 ou através do e-mail iem@musicaiem.com.br. Durante o período de isolamento físico, nosso atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia.