Guia IEM de Aula de Música Online Parte 3 teste
Notícias
Guia IEM de Aula de Música Online Parte 3

QUE PLATAFORMAS EU DEVO USAR PARA AULAS DE MÚSICA ONLINE?
 

Existem várias plataformas de vídeo diferentes que você pode usar para aulas online, mas é preciso saber qual delas oferece os melhores recursos para sua aula e, principalmente, qual delas pode ser acessada por seu aluno.  A maioria das pessoas só usase sente mais à vontade com o WhatsApp, mas colocamos aqui uma lista legal de várias opções, para conhecimento de todos.

 


 
WhatsApp – Por todos estarem muito familiarizados com o WhatsApp, inclusive os alunos, ele pode ser o meio mais prático para conversas individuais com os estudantes, em aulas individuais.


 
Messenger / Facebook – O aplicativo do Facebook inclui uma opção de bate-papo por vídeo, tornando-o uma opção conveniente para quem está na plataforma de mídia social o tempo todo. Se a pessoa com quem você deseja conversar também for um usuário do Facebook, basta entrar no Facebook pelo computador e entrar na conversa por vídeo. No celular, é preciso baixar o aplicativo do Messenger (praticamente todo mundo que tem Facebook já possui).


 
Zoom – Muito conhecido desde que o afastamento físico foi imposto, o sistema de videoconferências do Zoom é gratuito e com tempo ilimitado para quem se comunica com apenas uma pessoa. Para trabalhar com mais de uma pessoa por vez, uma conta gratuita do Zoom permite somente 40 minutos antes de interromper. Antes de tudo, você precisa baixar o aplicativo do Zoom Meetings: Após instalar o programa, você já pode usar o aplicativo sem nem mesmo ter uma conta. Caso você queira apenas entrar em uma reunião, é possível fazer isso apenas com o ID da mesma clicando em “Entrar em Reunião”. Para criar sua própria reunião (que é o caso do professor que dará a aula via Zoom), é preciso entrar com uma conta no aplicativo. Você pode usar o Gmail ou Facebook para autenticação rápida e direta, ou criar uma conta no próprio aplicativo, que também é bem rápido.


 
Google Hangout: Com essa plataforma gratuita da Google, você pode estabelecer conversas por texto com um grupo grande e realizar videochamadas com até 10 pessoas no plano básico e gratuito. Quem inicia a chamada deve ter um Gmail. Quem recebe o convite, não precisa. É muito fácil de usar e existem vários tutoriais no Youtube, como esse disponibilizado nesse link.


 
Skype – O Skype é um serviço também muito conhecido que conta com a função de videochamadas. Ele possui versão de acesso pelo navegador e aplicativos para os mais diversos sistemas operacionais, tanto de computadores quanto de celulares. Mas o “delay” nas chamadas pode impedir que o professor acompanhe o aluno em seu instrumento, ao vivo. Um dos seus destaques é a possibilidade de compartilhar a sua tela, ou seja, os alunos poderão visualizar aquilo que está sendo exibido no seu PC ou smartphone. O Skype intensificou seu serviço com um novo recurso chamado Meet Now que permite iniciar uma conversa por vídeo ou reunião sem precisar se inscrever em uma conta ou fazer o download do aplicativo na área de trabalho. Detalhe: o Meet Now não funciona no navegador Firefox e, se você o estiver usando em um telefone, ainda precisará fazer o download do aplicativo Skype.

 

FaceTime – Serviço de videochamada disponível apenas para dispositivos Apple.


 
Jitsi – É um serviço de videoconferência cujas ferramentas são completamente gratuitas e de código aberto. O aplicativo de videoconferência do Jitsi é chamado Jitsi Meet. É totalmente criptografado e você pode usá-lo sem criar uma conta. Para isso, você acessa www.meet.jit.si, gera uma URL personalizada (um link) para ser compartilhado (via e-mail ou WhatsApp, por exemplo) e abre uma página parecida com a do Skype, onde as pessoas que receberal o seu link poderão também entrar. Mas o “delay” nas chamadas pode impedir que o professor acompanhe o aluno em seu instrumento, ao vivo. Para conhecer o Jitsi, entre aqui.


 
Talky – Como o Jitsi, Talky é uma maneira fácil de se conectar com amigos e familiares. Em vez de usar uma conta pessoal, a Talky usa URLs exclusivos que você pode compartilhar com aqueles com quem se encontra. Basta criar uma sala e compartilhar o link com seus parceiros de bate-papo, entrando aqui: https://talky.io/. Tudo o que eles precisam fazer é clicar no seu link para iniciar o bate-papo!


 
Houseparty – Esse aplicativo permite que até oito pessoas participem de um batepapo por vídeo, mas é preciso que tanto o professor quanto o aluno baixe (gratuitamente) o app antes de usá-lo.

 


 


Sugestão: Existe alguém em sua família que tem facilidade com as ferramentas de transmissão? Ótimo! Peça dicas e faça alguns testes conversando com amigos distantes antes de ministrar sua primeira aula.  


 
OBS1: Como já foi dito, algumas plataformas provocam um atraso muito perceptível no feed de vídeo, o que significa que, embora você possa ver todos os movimentos que seu aluno faz, esses movimentos não serão sincronizados com o som que eles estão produzindo.


 
OBS2: Quando você e seu aluno estão juntos no “estúdio virtual”, eles podem tocar ou cantar sua peça e você pode incentivá-la ou corrigi-la enquanto toca. No entanto, em alguns casos, se você falar com seu aluno, ele não ouvirá as primeiras palavras da sua frase e, se estiver tocando ou cantando, cancelará o som do outro lado. Então, enquanto eles estão cantando ou tocando, e você quiser pará-los, faça algum sinal físico que eles possam ver e que saibam que deverão parar.
 
 

CHEGOU A HORA!


 
Hoje é o dia sua aula? Que tal checar todos os detalhes do que é preciso fazer antes de iniciar a transmissão com seus alunos? Aqui vai a lista:


 
>>> Verificar a conexão de internet antes de iniciar a aula;

>>> Desligar outros programas em execução no seu dispositivo antes de entrar em sua chamada.

>>> Acionar o “Mute” do seu celular, para não ser atrapalhado por chamadas e bips.

>>> Checar o roteiro planejado para a aula (com todas as informações a serem transmitidas) e preparar uma introdução, resumindo o tema da aula do dia;

>>> Trazer uma garrafinha de água para o seu lado, para não ter que sair da tela no meio da aula.

>>> Ter um relógio à vista para não ultrapassar o tempo necessário de transmissão do conteúdo planejado;

>>> Ficar pronto antes do início da transmissão, lembrando que às vezes são necessários alguns minutos para acertar o posicionamento, o som, o equipamento, a transmissão etc.

>>> Estimular a interação;
 


 

Lembre-se:


 
Uma das vantagens das aulas de instrumento/canto online é que podemos dar uma olhada no ambiente de prática de nossos alunos. Você verá exatamente onde e como eles estão praticando em casa. Você pode ver bancos em alturas incorretas ou pianos desafinados. Você pode observar que seu aluno tem muitas distrações onde pratica. São informações úteis para você conhecer e corrigir, quando necessário.
 

Existem boas práticas, mas não existem regras definidas para se produzir uma “aula online perfeita”. O importante é pensar nas dicas acima, praticar, experimentar e achar a sua voz dentro desse formato.

 

 

Confira nos links abaixo todas as partes do nosso Guia para o ensino de música online:

Parte 1 -  Dicas e diretrizes IEM para aulas de música online.

Parte 2 -  Perguntas frequentes sobre som, luz e cenário para as aulas.

Parte 3 - Que plataformas eu devo usar para ministrar minhas aulas de música online? + Chegou o dia! O que fazer antes de iniciar sua aula online!

 

E aí, curtiu?

 

Então compartilhe essa matéria do IEM com os amigos, para que todos possam se beneficiar do poder da música nesse período de isolamento. E tem mais pra você: Neste momento de quarentena o IEM se faz presente em suas redes sociais, enviando dicas de atividades lúdicas e educativas que procurem motivar, instigar e oferecer novas visões de mundo através da música:

 

>> Confira neste link a curiosa pesquisa que mediu o tempo de música que um indivíduo precisaria ouvir para obter efeito terapêutico.

>> Leia, entrando aqui, a matéria que publicamos com dicas para você estudar música em casa, durante a quarentena.

>> Confira neste link a relação de brincadeiras que separamos para nossas crianças curtirem em casa.

>> Aqui, uma relação de filmes sobre o unierso da música!

>> E aqui, uma lista de concertos e eventos clássicos online que estão sendo compartilhados pelas principais companhias do mundo durante o período de isolamento físico.

 

Novidades surgirão. E estaremos aqui para divulgá-las. Para se comunicar com o IEM, escreva para iem@musicaiem.com.br. Só não esqueça de conferir também os cursos que o IEM oferece, para estudarmos juntos também! Nós vamos fazer música!