Guia IEM de Aula de Música Online Parte 2 teste
Notícias
Guia IEM de Aula de Música Online Parte 2

Se você já leu a primeira parte das nossas "Dicas e diretrizes IEM para aulas de música online", disponível nesse link, vamos agora às perguntas frequentes para quem deseja iniciar suas aulas de música de casa:

 

 

PRECISO TER UM PLANO DE AULA?


Sem dúvida! Assim como no ensino presencial, as aulas à distância têm como base um plano de aula claro e definido, mas tendo em mente que a interação com os estudantes e a forma como eles consomem os conteúdos são diferentes.  Aplicar o plano de aula previsto nas aulas presenciais pode não ser tão eficiente. Então, é importante que o planejamento das aulas seja revisto ou refeito. Uma boa ideia é explorar diferentes formatos de materiais, os quais muitas vezes acabam não sendo tão utilizados em sala de aula. EX:


 
>>> Peça que o aluno lhe envie vídeos praticando uma determinada música, para que você possa dar um feedback antes do próximo encontro.

>>> Transforme um texto ou uma partitura em um pdf para compartilhar durante a aula.

>>> Tenha a música que vocês estão trabalhando no formato mp3, para ouvirem juntos, se for preciso.

>>> Separe o link de um vídeo do youtube para compartilhar no final da aula, como incentivo pelo trabalho realizado!

 
PRECISO TER UM CENÁRIO?


 
Não exatamente... Mas procure dar sua aula em um ambiente mais neutro, sem muitas distrações ou sem pessoas passando por perto. Certifique-se também de que o espaço entre você e o seu computador/celular vai permitir que o aluno veja você e seu instrumento, se esse for o caso. Idealmente, você deve gravar seu vídeo o mais longe possível da parede atrás de você, para que você seja o foco central na imagem.  
 


Outra dica: Um ambiente poluído visualmente, cheio de objetos e decorações que não possuem relação com o conteúdo apresentado, pode acabar sendo ponto de distração para quem assiste à aula. Então, se possível, adapte o local com melhor acesso à rede de internet em sua casa de maneira que tenha harmonia com o tema da aula. Procure deixá-lo com menos elementos decorativos em torno de você, jogando o foco para você e seu instrumento.


 
PRECISO ME PREOCUPAR COM O SOM?


 
Sim! A menos que seu laptop tenha muito bons alto-falantes internos, talvez seja boa ideia adquirir bons alto-falantes externos (como aquelas caixinhas de som bluetooth). Usar o fone de ouvido pode ser uma boa opção também. Ah! Antes de iniciar a transmissão das aulas, faça alguns testes curtos de gravação com o aparelho escolhido. Toque, cante e fale algo sem se preocupar com o silêncio do ambiente nesse momento. Em seguida, verifique a qualidade de imagem e áudio gravados.
 

Está percebendo muitos ruídos externos na gravação? Você pode tentar usar um fone que tenha microfone embutido, para direcionar melhor a captura de áudio e reduzir a interferência de sons do ambiente. Repita o teste tocando e falando com o fone e veja se o resultado final é melhor.
 
 
PRECISO ME PREOCUPAR COM A LUZ?


 
Sim! É melhor que o espaço em que você vai se colocar para ministrar a aula tenha uma boa iluminação natural e direta. Ou seja, não fique numa posição em que a luz esteja atrás de você, pois isso criará um brilho e não ficará bom em vídeo (ficar com uma janela atrás de você, por exemplo, pode prejudicar a imagem para seu aluno).  Caso na sua residência tenha fontes luminosas com boa intensidade (como aquelas lâmpadas de LED usadas para maquiagem), elas podem ser usadas para melhorar a iluminação durante as aulas, sendo posicionadas em sua direção.  

 

 

Confira nos links abaixo todas as partes do nosso Guia para o ensino de música online:

Parte 1 -  Dicas e diretrizes IEM para aulas de música online.

Parte 2 -  Perguntas frequentes sobre som, luz e cenário para as aulas.

Parte 3 - Que plataformas eu devo usar para ministrar minhas aulas de música online? + Chegou o dia! O que fazer antes de iniciar sua aula online!

 

 

E aí, curtiu?

 

Então compartilhe essa matéria do IEM com os amigos, para que todos possam se beneficiar do poder da música nesse período de isolamento. E tem mais pra você: Neste momento de quarentena o IEM se faz presente em suas redes sociais, enviando dicas de atividades lúdicas e educativas que procurem motivar, instigar e oferecer novas visões de mundo através da música:

 

>> Confira neste link a curiosa pesquisa que mediu o tempo de música que um indivíduo precisaria ouvir para obter efeito terapêutico.

>> Leia, entrando aqui, a matéria que publicamos com dicas para você estudar música em casa, durante a quarentena.

>> Confira neste link a relação de brincadeiras que separamos para nossas crianças curtirem em casa.

>> Aqui, uma relação de filmes sobre o unierso da música!

>> E aqui, uma lista de concertos e eventos clássicos online que estão sendo compartilhados pelas principais companhias do mundo durante o período de isolamento físico.

 

Novidades surgirão. E estaremos aqui para divulgá-las. Para se comunicar com o IEM, escreva para iem@musicaiem.com.br. Só não esqueça de conferir também os cursos que o IEM oferece, para estudarmos juntos também! Nós vamos fazer música!