Guia IEM de Aula de Música Online Parte 1 teste
Notícias
Guia IEM de Aula de Música Online Parte 1

Para muitos educadores musicais, a necessidade de ministrar suas aulas online veio como um furacão e os pegou de surpresa. O IEM, por exemplo, está utilizando a modalidade online para suas classes musicais.

 

Mas mesmo encarando essa realidade como uma solução temporária para tempos de distanciamento físico, você concorda que pode ser muito estimulante enxergar nas aulas à distância um estímulo de aprendizado também para nós, professores de música?

 

Guia IEM para aulas de Música Online
 
E a boa notícia é que você provavelmente já tem muito do que precisa para começar, sabendo que o primeiro passo é aceitar que poderão surgir percalços tecnológicos nas aulas de música à distância (confira neste link o vídeo do psicanalista e professor Christian Dunker sobre o trabalho e o papel do professor nesse momento de incertezas).


 
Mas para você não se sentir só nessa nova direção, o IEM compartilha aqui algumas dicas importantes, compiladas de experiências de vários educadores musicais, que podem funcionar como um manual cheio de informações especiais, capazes de servir como ponto de partida nessa jornada.
 
 
O QUE VOCÊ VAI PRECISAR?
 
>>> Qualquer dispositivo com uma câmera embutida, como celular, tablet ou computador.

>>> Sua própria cópia da música que seu aluno está trabalhando.

>>> Um local para montar ou sustentar seu dispositivo, como estante para partitura, mesinha ou cadeira.


 


Essas são as coisas básicas, mas, é claro, existem outros itens (opcionais) que você pode incluir para melhorar a experiência da sua aula online:


 
>>> Fones de ouvido (às vezes você pode ouvir seu aluno com mais clareza usando fones de ouvido).

>>> Um pequeno tripé para apoiar seu dispositivo. Isso ajudará a encontrar ângulos diferentes.

>>> Um microfone externo de lapela acoplado ao seu aparelho pode tornar sua voz um pouco mais clara para seus alunos.

>>> Dependendo da plataforma a ser usada, pode ser útil transformar previamente materiais didáticos em imagens e pdf para serem encaminhados por mensagem durante a aula online.


 
OBS: Quanto mais rápido seu sistema, mais confiável será sua conexão. Então, se você tem um computador plugado por cabo na rede de internet, talvez ele seja a melhor opção para sua aula. Lembre-se de que uma rede sem fio pode se mostrar superficial. Se você estiver longe do modem ou roteador, a força do sinal sem fio diminui. Nesses casos, ter um repetidor de sinal é uma boa opção. Tenha tudo isso em mente na hora de escolher o local de sua casa para dar aula.
 

 

DAR AULAS ONLINE É IGUAL A MINISTRAR AULAS PRESENCIALMENTE?
 
 
Sim e não! Algumas adaptações certamente precisarão ser feitas:


 
>>> Reserve um tempo no início da primeira aula online para ter certeza de que seu aluno está familiarizado com o novo sistema (bem, provavelmente ele terá mais experiência que você) e para que você possa ajudá-lo com a maneira mais eficaz para colocar o dispositivo. Peça a ele para movê-lo ou fazer alterações até conseguir ver tudo o que precisa.
 
>>> Você não pode apontar para a partitura ou para o instrumento do seu aluno, então precisará substituir seus gestos normais por palavras.  
 
>>> Gestos simples podem fazer toda a diferença no engajamento dos estudantes e, consequentemente, no desempenho de aprendizado deles.
 
>>>
Fale mais devagar. Alguns dispositivos provocam um “delay” (atraso na recepção da fala) e falar devagar facilita a sincronização da imagem com o áudio.
 
>>> Também por causa do “delay”, pode ser mais difícil tocar junto com seu aluno em aulas online e, às vezes, será preciso demonstrar a música no seu próprio instrumento. Tenha isso em mente.
 
>>> Ouça com muito cuidado. Se for preciso, utilize um fone de ouvido que traz um pequeno microfone acoplado. Sem uma visão do todo, você precisará confiar no ouvido para fazer correções.
 
>>> Mesmo que seus alunos mais novos participem de aulas presenciais de forma independente, convém pedir que um dos pais ou um irmão mais velho esteja por perto nas primeiras aulas online, para que eles possam ajudar a criança a ficar orientada e focada.
 
>>> Pode ser difícil para os jovens estudantes permanecer no mesmo local por muitos minutos. Encontre jogos, atividades ou habilidades que eles possam fazer fora do banco. Peça a eles que consigam seu brinquedo favorito para ser o "público" de sua nova música. Seja criativo com a forma como você se comunica e com as atividades que oferece.
 
>>> O tempo é diferente do ensino presencial. Nas aulas online, algumas coisas podem levar mais tempo do que o esperado, enquanto outros aspectos da lição acontecem mais rapidamente.
 
>>> É essencial lembrar-se de criar momentos de empatia e interação.

 

Confira nos links abaixo todas as partes do nosso Guia para o ensino de música online:

Parte 1 -  Dicas e diretrizes IEM para aulas de música online.

Parte 2 -  Perguntas frequentes sobre som, luz e cenário para as aulas.

Parte 3 - Que plataformas eu devo usar para ministrar minhas aulas de música online? + Chegou o dia! O que fazer antes de iniciar sua aula online!

 

E aí, curtiu?

 

Então compartilhe essa matéria do IEM com os amigos, para que todos possam se beneficiar do poder da música nesse período de isolamento. E tem mais pra você: Neste momento de quarentena o IEM se faz presente em suas redes sociais, enviando dicas de atividades lúdicas e educativas que procurem motivar, instigar e oferecer novas visões de mundo através da música:

 

>> Confira neste link a curiosa pesquisa que mediu o tempo de música que um indivíduo precisaria ouvir para obter efeito terapêutico.

>> Leia, entrando aqui, a matéria que publicamos com dicas para você estudar música em casa, durante a quarentena.

>> Confira neste link a relação de brincadeiras que separamos para nossas crianças curtirem em casa.

>> Aqui, uma relação de filmes sobre o unierso da música!

>> E aqui, uma lista de concertos e eventos clássicos online que estão sendo compartilhados pelas principais companhias do mundo durante o período de isolamento físico.

 

Novidades surgirão. E estaremos aqui para divulgá-las. Para se comunicar com o IEM, escreva para iem@musicaiem.com.br. Só não esqueça de conferir também os cursos que o IEM oferece, para estudarmos juntos também! Nós vamos fazer música!