Dicas para nossas crianças teste
Notícias
Dicas para nossas crianças

Ficar em casa com crianças diante do que está acontecendo no mundo neste momento é bem diferente de tirar férias com os filhos, quando existe planejamento e programações infantis pela cidade.

 

Tudo isso se complica um pouco mais quando temos que trabalhar em casa, demandando concentração e silêncio – enquanto as crianças demandam atenção e cuidado.

 

E é por isso que o IEM compartilha aqui algumas dicas, com links cheios de ideias para facilitar tarefas que surgem com esses novos papéis que todos(as) nós estamos assumindo nesse momento sensível. E o melhor: Muitas delas vêm cheias de música e criatividade!

 

Construir brinquedos musicais
Muitos tutoriais na internet ensinam a fazer brinquedos musicais reciclados, a partir de materiais baratos que temos em casa. Que tal encontrar alguns e criar um concurso em que o instrumento mais legal ganhará destaque na casa? Encontre exemplos neste PRIMEIRO LINK, neste SEGUNDO LINK ou neste TERCEIRO LINK.

 

Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes
Cheio de “contos de fadas sobre as mulheres extraordinárias que nos inspiram”, esse PODCAST (um conteúdo de áudio disponibilizado online, como um programa de rádio temático, cheio de conversas instigantes) traz várias histórias legais, narradas por pessoas também muito legais. Que tal começar com a história sobre a cantora MARIA CALLAS, lida por Daniela Mercury?

 

Cidade Secreta
Levante o tapete da sala e crie pistas, caminhos, ruas e praças com ajuda de uma fita crepe. Inspire seus filhos a buscar caixas e outros brinquedos para criar casas, praças e escolas. Descubram onde está a casa da vovó. E o IEM, onde fica? E o prédio da melhor amiguinha? Depois traga carrinhos e brinquedos de transporte para passear pelas ruas e criar rotas específicas. Ao final, é só guardar os brinquedos e esconder a “cidade secreta” com o tapete, até o dia seguinte...

 

Exposição de Arte
Quantos quadros existem nas paredes de sua casa? Encomende “novas pinturas” sobre um determinado tema (que tal Música?) para substituir cada um deles, transformando sua sala numa galeria de arte por um dia. Marque um horário para a abertura da exposição. Delegue tarefas. Faça um coquetel. Prepare um recital de abertura. Registre em fotos e compartilhe. Será, no mínimo, uma linda lembrança para vocês curtirem depois. Dica: Prender os desenhos no fundo de assadeiras facilita pendurar as novas obras de arte nas paredes!

 

Jogo da Velha Gigante
Com ajuda de uma fita crepe, transforme a mesa de jantar num grande tabuleiro de jogo da velha. Em pedaços de cartolina recortados em quadrado, desenhe os símbolos de “X” e “O”. Depois é só curtir algumas rodadas do jogo mais fácil do mundo!

 

Contação de Histórias
Diversos artistas e educadores estão fazendo transmissões ao vivo em suas redes sociais (Instagram, Facebook, Youtube) contando histórias dos mais diferentes tipos, em diversos dias e horários. Tem A MÃE QUE LÊ, FAFÁ CONTA, CAROL LEVY, MARINA BASTOS, MARINA BIGIO, CAMILA GENARO... Vale à pena fazer uma busca atenciosa.

 

Days With Gray
Trata-se de um portal criado por Beth Rosenbleeth, uma ex-professora que optou por trabalhar em casa, ao lado dos seus três filhos. DAYS WITH GRAY (destaque em várias revistas norteamericanas) já conquistou mais de 100.000 seguidores com ideias simples de brincar que ajudam a expandir as habilidades de pensamento e comunicação das crianças. O site é em inglês, mas vale uma visita para SE INSPIRAR, seja qual for a idade de seu filho!

 

Literatura infantil
Já cansou dos livros de contos infantis que você tem em casa? Faça o download grátis de várias histórias novas que você pode encontrar em sites da internet, como o CANAL DO ENSINO ou o FREE KID STORIES!
 


DICAS EXTRAS:

 

Confira a ótima entrevista da psicóloga Walkíria Rodamilans NESTE LINK sobre como lidar com esse momento de quarentena sob o ponto de vista do cuidado com nossas crianças.
 

Que tal começar todas as manhãs com uma reunião de família? A ideia aqui é estabelecer horários e tarefas para a manhã, para a tarde e para a noite, consultando as crianças sobre o que elas querem fazer e realizar.

 

Estabeleça uma rotina que defina dia e noite. Use roupas diferentes para cada período.

 

Faça uma programação. Muitas crianças estão acostumadas com estrutura e rotina. Mesmo que você não tenha nada específico para fazer, forneça uma estrutura para sua família na forma de cronograma, mesmo que seja flexível!

 

Façam uma lista de verificação com as tarefas que cada criança deve fazer ao longo do dia (com refeições, banhos, brincadeiras coletivas, brincadeiras individuais, arrumação do quarto, horário de não atrapalhar a mamãe enquanto ela está trabalhando etc.). E não se esqueça de incluir nessa lista a prática do instrumento!

 

Se for possível, crie uma área de trabalho para você, com acesso limitado às crianças.

 

Sabemos que nem todos os pais têm o privilégio de poder trabalhar em casa nesse momento. É importante ter isso em mente também na hora de encarar o presente, para pensar no futuro. Respire! Cuide-se! Esperamos em breve reencontrar a todas e a todos no IEM, com muita música nos nossos vários cursos e atividades.