16 filmes sobre música! teste
Notícias
16 filmes sobre música!

Já que estamos todos em casa, que tal conferir a lista que preparamos com 16 dicas de filmes e séries sobre música para curtir na TV, no celular ou no computador?

 

São documentários e obras de ficção que têm o universo musical como foco principal ou como pano de fundo para informar, entreter e propor novas visões sobre seus trabalhos, sobre a arte e sobre o mundo.

 

Vale lembrar que esses filmes não foram feitos para o público infantil e, portanto, é importante conferir a temática de cada um deles antes de assistir com toda a família.

 

Depois de mergulhar nesse universo (e depois da quarentena), se quiser mergulhar também no estudo da música com a gente em Salvador, será um prazer recebê-lo(a)! O Instituto de Educação Musical está localizado na Rua Florianópolis, 160 (Jardim Brasil, Barra) e oferece vários cursos ligados à música (para saber mais, clique neste link). Maiores informações podem ser conseguidas através do e-mail iem@musicaiem.com.br.

 

Vamos aos filmes:

 

Isto é Ópera (This is Opera)
Série documental que explora a ópera de maneira não convencional. Em cada episódio o apresentador guia o espectador para os locais de origem de obras famosas, explorando suas histórias e os contextos sócio-culturais em que foram criadas. Além disso, revela de forma divertida e lúdica como tudo isso se relaciona com o mundo moderno, através dos hábitos contemporâneos.

A série está disponível com legenda em português nos canais Arte 1 e Film & Arts, para quem possui TV por assinatura (é só procurar o dia e horário de exibição). Para assistir a um capítulo da série (em espanhol) neste link do Youtube

 

Homecoming
Documentário sobre a cantora norte-americana Beyoncé e sua apresentação no festival Coachella, de 2018. O filme surpreende ao mostrar a cantora se abrindo como uma pessoa "de carne e osso" entre imagens do show e dos bastidores. Todo o documentário é permeado por frases de grandes líderes negros que frequentaram as universidades historicamente negras dos Estados Unidos. A série está disponível na Netflix, para assinantes da plataforma. Assista ao trailer aqui.

 

Quincy
O documentário traça um panorama inédito da vida privada e da carreira do ícone da cultura e mestre da música pop americana Quincy Jones, nomeado pela revista Time como um dos músicos de jazz mais influentes do século 20. Na enorme lista de artistas com os quais já colaborou, estão Frank Sinatra, Michael Jackson,Paul McCartney e Ray Charles. A série está disponível na Netflix, para assinantes da plataforma. Para assistir ao trailer, entre aqui.

 

A Música segundo Tom Jobim
O diretor Nelson Pereira dos Santos, ao lado de Dora Jobim, propôs o caminho sensorial para exibir o trabalho de um dos maiores expoentes de todos os tempos da MPB. Uma sucessão de imagens de grandes intérpretes brasileiros e internacionais em performances inesquecíveis, e do próprio Tom Jobim, em diferentes momentos, alinhava a sua trajetória musical. Tudo conduzido de forma poética, que flui no prazer e na emoção de ouvir Tom Jobim. Obra disponível para aluguel via streaming, no "Filmes do YouTube”. Para cessar, entre aqui.

 

Raul - O Início, o Fim e o Meio
Enquanto o mundo fervilhava no ritmo frenético de Elvis Presley, um menino da Bahia deu a luz ao Rock no Brasil. O filme desvenda por imagens raras de arquivo, encontro com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos, a trajetória da lenda do Rock brasileiro. A série está disponível na Netflix, para assinantes da plataforma.


Maria Callas: Em suas próprias palavras
Num relato excepcional em primeira pessoa, é possível viver a intimidade da lenda do canto lírico. Todo o filme é costurado por entrevistas e matérias sobre Callas, num roteiro que revela sua personalidade incandescente e vulnerável, destaques da sua carreira e os dramas de sua vida pessoal e amorosa. Obra disponível para aluguel via streaming, no "Filmes do YouTube”. Para cessar, entre aqui. Confira o trailer neste link.


O segredo de Beethoven
Filme de ficção sobre a vida do compositor Ludwig Van Beethoven, a história gira em torno do momento em que Beethoven, lidando com a surdez e às vésperas da estreia de sua Nona Sinfonia, contrata uma jovem assistente, Anna Holz, para transcrever suas partituras. A ajuda de Anna acaba se tornando crucial nos últimos anos de vida do compositor. Versão dublada em português, disponível para assistir no Youtube. Para acessar, entre aqui.

 

John e Yoko: Só o céu como testemunha
Trata-se de um documentário britânico de 2018 dirigido por Michael Epstein, com entrevistas e imagens inéditas. O filme se concentra no romance entre John Lennon e Yoko Ono, além de abordar a história não contada por trás de sua música clássica “Imagine” e o icônico álbum de mesmo nome, de 1971. A série está disponível na Netflix, para assinantes da plataforma. Assista ao trailer neste link.


Mesmo se nada der certo
Mais para o clima de comédia romântica, o filme conta a história de uma cantora (Keira Knightley) que se muda para Nova Iorque, mas leva um fora do namorado famoso logo após chegar à cidade. Em plena crise, ela começa a cantar em bares, até ser descoberta por um produtor de discos (Mark Ruffalo). O filme está disponível na Netflix, para assinantes da plataforma. Para assistir ao trailer, entre aqui.

 

Como os Beatles mudaram o mundo
A história da revolução cultural, social, espiritual e musical desencadeada pela chegada dos Beatles e retratada nesse documentário, apresentando entrevistas novas e reveladoras com seus principais colaboradores, bem como imagens de arquivo raramente vistas. No Youtube, com legendas em português, neste link.


Quase famosos
O filme tem como protagonista um jovem aspirante a jornalista que consegue um trabalho na revista americana Rolling Stone para acompanhar uma famosa banda em sua primeira excursão pelos Estados Unidos, integrando, assim, o excitante cenário rock dos anos 70. Obra disponível para aluguel via streaming, no "Filmes do YouTube”. Para cessar, entre aqui. Quer assistir ao trailer antes? Neste link.


What Happened Miss Simone?
Gravações inéditas, imagens raras de arquivo e suas músicas mais populares contam quem foi a lendária cantora e ativista Nina Simone, mesclando informações sobre sua carreira e sobre os movimentos pelos direitos civis da população negra nos Estados Unidos da década de 1960. A série está disponível na Netflix, para assinantes da plataforma. Mas o trailer é possível conferir aqui.

 

Axé - Canto do povo de um lugar
O documentário de Chico Kertész reúne entrevistas e imagens de arquivo para traçar um ponto inicial do nascimento do gênero. Com depoimentos hora divertidos, hora curiosos, revela “os bastidores” de uma indústria musical que surgiu na Bahia para ganhar o Brasil e o mundo. O filme está disponível no Globoplay e para assinantes do canal GNT (pode ser conferido no NOW). Quer ver o trailer? Neste link.

 

Apenas uma chance
Protagonizado por James Corden, o filme conta a história real de Paul Potts, um simples assistente de loja que ama cantar ópera e, um dia, decide participar do programa de televisão Britain’s Got Talent. Assista ao trailer aqui. Obra disponível para aluguel via streaming, no "Filmes do YouTube”. Para cessar, entre aqui.


The making of West Side Story
O documentário revela os bastidores da gravação conduzida pelo maestro, compositor e pianista norte-americano Leonard Bernstein do disco"West Side Story" om cantores de ópera (entre eles  Kiri Te Kanawa, José Carreras e Tatiana Troyanos), mostrando com os ensaios, as brigas e os prazeres envolvidos nesse processo. Disponível no Youtube, com legendas em espanhol,neste link.

 

O Gênero da Música
A premiada produtora Kinnie Star entra em uma missão para descobrir por que apenas 5% dos produtores de música são mulheres e questiona o que é preciso para uma mulher ter sucesso no ramo. Para entender essa disparidade, ela conversa com estrelas da indústria da música e veteranos sobre a realidade de ser mulher no estúdio de gravação.  O filme está disponível no Globoplay e para assinantes do canal GNT (pode ser conferido no NOW).

 

DICA EXTRA:

 

Medici TV
Auto intitulado “o principal canal de música clássica do mundo”, Medici.tv é um portal que traz transmissões ao vivo, concertos, óperas, balés, master classes e documentários produzidos sobre o universo erudito, com uma oferta atualizada semanalmente a partir da performance dos mais importantes nomes da arte mundial. Tem acesso pago (no momento em que produzimos essa matéria, custa US$7.99 por mês para ter acesso a todo o catálogo) e pode ser acessado AQUI.