Dúvidas sobre os Cursos Willems? teste
Notícias
Dúvidas sobre os Cursos Willems?

Muitas perguntas estão chegando de todo o Brasil sobre os três cursos de “Pedagogia Willems para Educadores Musicais” que serão ministrados pela musicista Carmen Mettig Rocha em 2020, em Salvador. Então resolvemos reunir aqui algumas informações importantes para todos(as) os professores(as) de música interessados(as) em saber um pouco mais sobre a logística e as inscrições das atividades programadas.

 

Carmen Mettig Rocha - Diretora do IEM

 

Quando serão realizados os cursos?

 

Devido às novas orientações para a diminuição dos riscos de contágio do COVID-19 anunciadas pelo Governo do Estado da Bahia, o IEM decidiu adiar os cursos que seriam ministrado pela Profa. Carmen Mettig Rocha já a partir do mês de abril em Salvador. Esperamos poder divulgar as novas datas em breve, sempre dentro de um calendário que dialogue com as diretrizes das autoridades sanitárias e em conformidade com as políticas públicas de contenção do COVID-19.

 

Inicialmente, os três cursos estavam agendados para as seguintes datas:

Iniciação Musical (níveis I e II) – Dias 03 e 04 de abril (ADIADO)

Iniciação Musical (Especial 2 e 3 anos) – Dias 08 e 09 de maio (ADIADO – depende da data do primeiro curso)

Iniciação ao Piano – Dias 05 e 06 de junho (ADIADO – depende da data dos primeiros cursos)

 

Em que consiste o Método Willems?

 

No Método Willems, a teoria só aparece depois da vivência musical, relacionando os elementos constitutivos da música, como o ritmo, a melodia e a harmonia, às funções fisiológicas, à sensibilidade e à inteligência de cada aluno. Ele respeita as diferentes etapas do desenvolvimento psicológico da criança e apresenta uma linha de trabalho que vai do simples ao complexo, do concreto ao abstrato. Além disso, oferece um rico material pedagógico que permite trabalhar o ouvido musical, disponibilizando sua obra à sensibilização e preparação do educador musical.

 

Quem foi Edgar Willems?

 

Edgar Willems nasceu na Bélgica e desde criança construía instrumentos musicais, além de desenvolver o hábito de ensinar música a seus irmãos. Aos 35 anos iniciou um trabalho de desenvolvimento auditivo para adultos e inovou a iniciação musical para crianças, admitindo também grupos de crianças de apenas três anos de idade. Pouco a pouco seu trabalho começou a ser reconhecido e justificado através da evolução dos estudos da fisiologia acústica e pesquisas da neurociência. A partir dos resultados obtidos e com a publicação do material didático criado por ele, o método passou a ter reconhecimento acadêmico e a ser utilizado por diversos pedagogos da área musical.

 

Qual a relação da Profa. Carmen Mettig Rocha com o Método Willems?

 

O professor Willems esteve em Salvador três vezes durante sua vida para ministrar cursos e a capital baiana é um importante centro de divulgação do Método Willems no Brasil. Formada diretamente por ele, a professora Carmen Mettig Rocha utiliza seus ensinamentos na formação musical de crianças e adultos da sua escola, o IEM – Instituto de Educação Musical, e é convidada para cursos em diversos estados no Brasil. Desde sua criação em Salvador, em 1992, o IEM tem como base os fundamentos do Método Willems. A Profa. Carmen é uma das vice-presidentes da Federação Internacional de Educação Musical Willems, eleita em reunião da Diretoria em Lyon durante o congresso internacional realizado em julho de 2018, e representante do Método Willems no Brasil.

 

Para quem são dirigidos os cursos?

 

Eles são dirigidos a educadores musicais e estudantes do Curso Superior de Música interessados em conhecer e/ou reciclar técnicas para serem aplicadas em sala de aula, através da fundamentação e de atividades teóricas (e práticas) que serão realizadas durante os três cursos oferecidos no IEM. Cada curso é diferente do outro e possui sua especificidade. Assim, o ministrante poderá fazer apenas um deles, ou optar por mais de um.

 

No caso do curso Iniciação Musical (níveis I e II) serão trabalhados princípios ligados a audição, ritmo, melodia, canção e criatividade envolvidos na metodologia Willems, passando ainda por trabalhos relacionados ao movimento corporal e à instrumentação melódico-percussiva.

 

Já o curso de Iniciação Musical (crianças de 2 e 3 anos) trabalha com foco na educação de crianças menores, que requerem um trabalho pedagógico efetivo e, ao mesmo tempo, muito lúdico. Assim, os educadores participantes entrarão em contato com canções simples que geram movimentos e com jogos-exercícios que trabalham a coordenação motora e o sentido espacial, além de serem introduzidos na manipulação de objetos sonoros e principalmente, na maneira criativa do professor orientar as atividades em sala de aula.

 

Finalmente, o curso de Iniciação ao Piano visa instrumentalizar o(a) professor(a) para uma fase importante na vida musical do(a) aluno(a), que é a passagem da vivência musical para a fase instrumental, com o aprendizado do piano. Como iniciar esse primeiro contato, mantendo o entusiasmo em relação às aulas de música? Essa pergunta será respondida através do conhecimento de exercícios criativos, da técnica e da maneira como deve se dividir a aula em diversos momentos, aumentando as possibilidades de aplicação de exercícios ou de uma determinada música, a partir da escolha criteriosa e consciente do repertório.

 

Qual será a carga horária de todos os cursos?

 

Cada um dos três cursos terá 12h aula, divididas em dois dias de atividades. Serão ministrados sempre às sextas e sábados, das 9h às 12h, e das 14h às 17h. Ao final de cada curso os educadores participantes receberão seus certificados.

 

Como alguém de fora de Salvador faz para se matricular?

 

Entrando em contato com a secretaria do IEM através do telefone (71)3034-3368 ou através do e-mail iem@musicaiem.com.br, você recebe uma ficha de inscrição e a conta bancária para depositar do valor da inscrição. A primeira prestação (no caso de optar por dividir o valor em 2X) deverá ser paga via transferência bancária, enviando-nos o comprovante de depósito junto à ficha de inscrição. A secretaria do IEM efetivará cada inscrição e confirmará a vaga somente após receber o comprovante de depósito junto com a ficha de inscrição preenchida.

 

Existe algum desconto para quem fizer os três cursos?

 

São oferecidos descontos para quem fizer pagamentos antecipados, independentemente de se matricular em apenas um, ou nos três cursos. O investimento é de R$ 350,00 para cada curso (dividido em 2X) e são oferecidos descontos de R$ 50,00 (em cada curso) para pagamentos antecipados. Assim que as novas datas forem definidas, os novos prazos de mat´riculas com desconto serão divulgados.

 

Posso pagar no cartão?

 

Não. A primeira prestação (no caso de optar por dividir o valor em 2X) deverá ser paga via transferência bancária, enviando-nos o comprovante de depósito junto à ficha de inscrição; a segunda prestação pode ser paga presencialmente, na secretaria do IEM, no 1º dia do curso.

 

Posso dividir o valor da inscrição?

 

Sim. O pagamento pode ser dividido em até duas vezes.

 

Posso fazer apenas um dia do curso?

 

Não. O aproveitamento de quem faz apenas um dia do curso seria incompleto e, por essa razão, o IEM está priorizando aquelas pessoas que têm disponibilidade para acompanhar todo o processo planejado.