Pedagogia Willems para Educadores Musicais teste
Notícias
Pedagogia Willems para Educadores Musicais

Curso Iniciação Musical Pedagogia Willems no IEMAtendendo a inúmeros pedidos, o Instituto de Educação Musical – IEM abriu inscrições para três cursos de “Pedagogia Willems para Educadores Musicais”, que serão ministrados pela musicista Carmen Mettig Rocha nesse primeiro semestre de 2020, em Salvador. Com vagas limitadas, o primeiro deles foca na Iniciação Musical para Níveis I e II, e será realizado já nos dias 03 e 04 de abril, trabalhando a fundamentação e as atividades práticas do método criado pelo educador belga Edgar Willems, que é utilizado como importante ferramenta aplicada ao ensino da música.

 

Para o curso Iniciação Musical Níveis I e II não é necessário conhecimento prévio sobre o Método Willems. Durante as aulas a Profa. Carmen Mettig Rocha trabalhará princípios ligados a audição, ritmo, melodia, canção e criatividade envolvidos na metodologia, passando ainda por trabalhos relacionados ao movimento corporal e à instrumentação melódico-percussiva do ensino da música para crianças e jovens.

 

O QUE É O MÉTODO WILLEMS?

 

“Para quem já possui contato com o Método Willems, será uma chance de reciclar ou atualizar suas práticas pedagógicas”, explica a Profa. Carmen, ex-aluna de Edgar Willems, representante do seu Método no Brasil e atualmente uma das vice-presidentes da Fédération Internationale Willems. Ela é também diretora do IEM – Instituto de Educação Musical em Salvador.

 

No Método Willems, a teoria só aparece depois da vivência musical, relacionando os elementos constitutivos da música, como o ritmo, a melodia e a harmonia, às funções fisiológicas, à sensibilidade e à inteligência de cada aluno. Ele respeita as diferentes etapas do desenvolvimento psicológico da criança e apresenta uma linha de trabalho que vai do simples ao complexo, do concreto ao abstrato. Além disso, oferece um rico material pedagógico que permite trabalhar o ouvido musical, disponibilizando sua obra à sensibilização e preparação do educador musical.

 

COMO FAZER AS INSCRIÇÕES?

 

Cursos Pedagogia Willems no IEM

As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede do IEM (Rua Florianópolis, 160, Jardim Brasil), local onde as aulas serão ministradas. Além do curso de Iniciação Musical (níveis I e II) nos dias 03 e 04 de abril, estão sendo oferecidas vagas educadores interessados nos cursos de Iniciação Musical (Especial 2 e 3 anos), nos dias 08 e 09 de maio, e de Iniciação ao Piano, nos dias 05 e 06 de junho.

 

Cada um dos três cursos terá 12h aula, dividida em dois dias de atividades. Serão ministrados sempre às sextas e aos sábados, das 9h às 12h, e das 14h às 17h. Ao final de cada curso os educadores participantes receberão seus certificados. Para tirar todas as dúvidas sobre o funcionamentos dos três cursos e sobre as inscrições, é só clicar aqui!

 

O investimento é de R$ 350,00 para cada curso (dividido em 2X), mas são oferecidos descontos para pagamentos antecipados – no caso da matrícula do curso de Iniciação Musical (níveis I e II), o desconto vale para pagamentos feitos até o dia 20/03. Maiores informações podem ser conseguidas pelo telefone (71) 3034-3368 ou através do e-mail iem@musicaiem.com.br.

 

NOTA ATUALIZADA: Devido às novas orientações para a diminuição dos riscos de contágio do COVID-19 anunciadas pelo Governo do Estado da Bahia, o IEM decidiu adiar o curso Pedagogia Willems (Iniciação Musical I e II), que seria ministrado pela Profa. Carmen Mettig Rocha nos próximos dias 03 e 04 de abril em Salvador. Esperamos poder divulgar as novas datas em breve, sempre dentro de um calendário que dialogue com as diretrizes das autoridades sanitárias e em conformidade com as políticas públicas de contenção do COVID-19. Até lá, quem tiver qualquer dúvida sobre os três cursos Pedagogia Willems, é só clicar aqui.