A Bela Adormecida da Amazônia teste
Notícias
A Bela Adormecida da Amazônia

Alunas e alunos do IEM finalizaram no primeiro sábado de agosto (dia 03/08) suas participações no projeto “A Bela Adormecida da Amazônia”, que a artista baiana Ila Herbert (coordenadora pedagógica da associação de iniciação musical La Clef Enchantée em Paris, onde é residente há 30 anos) está realizando junto a outros artistas e criadores brasileiros.

 

Gravacao do CD A Bela Adormecida da Amazonia com o coral do IEM - Foto Cristina DamascenoA gravação com o coral do IEM foi feita no estúdio profissional “A Lagoa Grande Studios” (foto de Cristina Damasceno) e marca a finalização da primeira parte do projeto, que nesse momento conta com cinco pessoas envolvidas na equipe criativa: Ila Herbert, idealizadora, produtora e coordenadora geral do projeto, Carmen Mettig Rocha, diretora do IEM e responsável pela preparação do coral infantil para a gravação, o músico e compositor Luciano Salvador Bahia, encarregado de uma parte das composições do projeto, o ator e diretor George Mascarenhas, futuro diretor de cenas do espetáculo a ser criado, e o poeta Natan Barreto, responsável pela adaptação do texto.

 

A gravação em Salvador contou também com a participação da cantora lírica Wanda Otero e do grande pianista Saulo Gama, que juntos ao coral infanto-juvenil do IEM interpretaram temas de Tchaikovsky especialmente musicados para integrar o CD que acompanhará o livro “A Bela Adormecida da Amazônia”, de Ila. Tudo com o apoio seguro da assistente de produção Sonalle Alves. O livro será editado simultaneamente em francês e português em 2020. Na terceira etapa deste projeto pedagógico, a ideia é que a obra ganhe um espetáculo também no Brasil, com a participação dos alunos e alunas do IEM.

 

Gravacao do CD A Bela Adormecida da Amazonia com o coral do IEM - Foto Cristina DamascenoRetratada em músicas, balés, filmes e outras obras artísticas, a história da Bela Adormecida a partir do conto clássico de Charles Perrault é a base para a narrativa desta “A Bela Adormecida da Amazônia”. Ela nos faz mergulhar num universo fantástico, situado na Floresta Amazônica, cujo destino parece estar intrinsecamente ligado ao da Bela Adormecida. O enredo começa no coração da floresta, ainda preservada, e passeia por questões ambientais, aventuras fantásticas e uma improvável e mágica história de amor entre a índia Aurora e o astronauta Sirius. A autora baiana está trabalhando no desenvolvimento do projeto desde 2016 e agora começa a ver seu sonho ganhar corpo.

 

Ila Herbert é uma antiga admiradora do trabalho de Carmen Mettig Rocha e do IEM, e pelo menos uma vez por ano visita o Instituto para conhecer de perto as novidades do trabalho desenvolvido na educação musical na Bahia e trocar experiências com a Profa. Carmen. “Sempre tive uma admiração incondicional pelo seu trabalho e deixava guardado no fundo da gaveta o momento de convidá-la para realizar um projeto comigo", comenta Ila, que volta a Paris cheia de gás para encarar os novos desafios do projeto. “É uma enorme satisfação ver o resultado dessa primeira etapa com o trabalho de todos os envolvidos”.

 

Assim que tivermos novidades sobre o projeto, divulgaremos por aqui!

Equipe de criação e produção reunida no IEM.

Natan Barreto, Wanda Otero, Sonalle Alves, Ila Herbert, Luciano Salvador Bahia, Saulo Gama e Carmen Mettig Rocha.