IEM começou 2019 em 220V teste
Notícias
IEM começou 2019 em 220V

Professores do IEM - Instituto de Educação MusicalDepois da Oficina de Violinos para as alunas avançadas, chegou a vez dos professores do nosso querido Instituto se reunirem para uma reciclagem no Método Willems, cujos fundamentos inspiram as atividades e toda a metodologia de iniciação musical do IEM. O encontro vai acontecer nessa sexta-feira, dia 15 de março, e será coordenado pela Profa. Carmen Mettig Rocha, diretora do IEM e uma das vice-presidentes da Federação Internacional de Educação Musical Willems. Além de vivenciar atividades práticas da pedagogia Willems, os educadores do IEM terão a chance de se aprofundar nos princípios que norteiam sua obra, numa experiência que trará ótimos benefícios para todas(os) as(os) alunas(os) do Instituto.

 

Desde sua criação em Salvador, em 1992, o IEM tem como base os fundamentos do Método Willems, criado pelo educador belga Edgar Willems e bastante utilizado em países como Suíça, França, Bélgica, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, Colômbia e Brasil, entre outros. A pedagogia Willems é hoje uma das principais ferramentas aplicadas ao ensino da música em todo o mundo e é também a base na qual a fundamentação educacional do IEM é ancorada, tornando o Instituto o principal representante do método no país.

 

Edgar Willems nasceu em 1890 na Suíça e desde criança construía instrumentos musicais, além de desenvolver o hábito de ensinar música a seus irmãos. Aos 35 anos iniciou um trabalho de desenvolvimento auditivo para adultos e inovou a iniciação musical para crianças, admitindo também grupos de crianças de apenas três anos de idade. Pouco a pouco o trabalho começou a ser reconhecido e justificado através da evolução dos estudos da fisiologia acústica e, a partir dos resultados obtidos e com a publicação do material didático criado por Willems, o método passou a ser utilizado por diversos pedagogos da área musical.

 

A metodologia Willems respeita as diferentes etapas do desenvolvimento psicológico da criança e apresenta uma linha de trabalho que vai do simples para o complexo, do concreto para o abstrato. Com um rico material que permite trabalhar o ouvido musical e com toda a obra disponível à sensibilização e preparação do educador musical, a pedagogia Willems desenvolve a criança no seu triplo aspecto sensorial, afetivo e mental através dos elementos ritmo, melodia e harmonia.

 

Quer saber mais sobre o Método Willems? Clique aqui!