Saiba como foi o Congresso Willems teste
Notícias
Saiba como foi o Congresso Willems

Passados alguns dias desde a finalização da 37ª. edição do Congresso Internacional Willems, dividimos aqui os principais tópicos vivenciados pela Profa. Carmen Mettig Rocha, que esteve no evento realizado em Lion (FR) a convite do próprio Congresso, para realizar uma palestra sobre sua convivência com o educador Edgar Willems e sua experiência no Brasil com o método de educação musical desenvolvido por ele.

 

Carmen Lembra: “Grande eficiência pedagógica e artística, sensibilidade, idealismo e entusiasmo são as qualidades que podem definir o que foi o 37º Congresso realizado pela Federação Internacional de Educação Musical Willems no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança em Lion. Compartilhamos momentos com educadores musicais vindos da França, Suíça, Itália, Espanha, Eslováquia, Portugal e Brasil, que participaram de ateliês diversos: Iniciação musical (em projeção e ao vivo, com alunos das escolas Willems), Canto Coral, Movimento Corporal, Iniciação Instrumental, Solfejos em diversos níveis (com foco em desenvolvimento do senso rítmico, melódico e harmônico), Formação em música contemporânea e Rítmica Dalcroze foram alguns deles. Também aconteceram palestras com o tema ‘Música, Neurociências e Educação’, e apresentações de concertos diversificados e de alto nível!”.

 

Representante do Brasil, Carmen Mettig Rocha realizou o seu depoimento em sessão plena para os participantes do evento, contando sobre sua trajetória profissional com a Pedagogia Willems em vários estados do Brasil. Carmen contou, em Lion, com a companhia das educadoras musicais Carina e Micheline Fontal, que desenvolvem um importante trabalho baseado no método Willems na cidade de Barreiras.

 

O sucesso do 37º Congresso aconteceu graças aos esforços da presidente da Federação Willems, Nicole Corti, das musicista Beatriz Chapuis Westphal e Angela Benda, e de toda a competente equipe que trabalha com dedicação em prol de uma educação humana através da música. Em breve a Profa. Carmen ministrará um novo curso de Educação Musical Willems em Salvador, quando poderá passar pessoalmente todas as novas experiências vividas recentemente na França.

Algumas atividades do Congresso Willems ocorriam no salão principal do Conservatoire National de Musique et de Danse

Algumas atividades do Congresso Willems ocorriam no salão principal do Conservatoire National de Musique et de Danse de Lyon.

O clima descontraído dos cursos do Congresso Willems uniu os participantes de origens diversas!

O clima descontraído dos cursos do Congresso Willems uniu os participantes de origens diversas!

Como não poderia deixar de ser, o Congresso Willems contou com atividades práticas com crianças!

Como não poderia deixar de ser, o Congresso contou com muitas atividades práticas com a participação de crianças!

Micheline, Carina, Carmen e Ângela durante o Congresso.

A Profa. Carmen Mettig Rocha durante sua palestra sobre a Pedagogia Willems no Brasil, que teve tradução simultânea para o Francês, Esloveno e Espanhol.

Além de falar da sua experiência pessoal ao lado de Willems, ela falou sobre as peculiaridades da aplicação do seu método no IEM e no Brasil, através dos inúmeros cursos que desenvolve em vários estados do país.