Problemas sobre tocar e ensinar piano teste
Notícias
Problemas sobre tocar e ensinar piano

“Praticar ao piano é principalmente praticar o sistema nervoso central, estejamos conscientes disso ou não. Equívocos do passado levaram à prática ineficiente, gasto improdutivo de tempo e resultados muitas vezes deploráveis”.

 

A afirmação é do pianista e pedagogo russo George Kochevitsky, especialista em Teoria e História do Pianismo, cujo trabalho ganhou esse ano uma ótima tradução para o português, assinada pelo professor e maestro Paulo Novais, querido amigo e parceiro do IEM. A publicação “Problemas sobre tocar e ensinar piano: uma contribuição pedagógica de G. Kochevitsky” representa uma tentativa de lançar luz sobre os problemas importantes do pianismo a partir de um novo ponto de vista.

 

Além de descrever a história do desenvolvimento geral e das tendências mais significativas no ensino e na execução do piano, a obra nos conduz a uma discussão sobre os princípios fundamentais do trabalho do sistema nervoso central do ser humano. Apresenta também problemas particulares diante do ensino e da execução pianística, e os explica.

 

Paulo Novais enfrentou um longo processo de muitas horas de dedicação à leitura e releitura do texto original e de pesquisas por palavras e expressões idiomáticas em inglês, a fim de encontrar a referência em português cujo sentido pudesse melhor expressar a ideia de The Art of Piano Playing.

 

A publicação fez parte das atividades desenvolvidas durante o curso de Mestrado Profissional em Música, na área de Criação/Interpretação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música – PPGPROM, da Universidade Federal da Bahia, sob a orientação da Profa. Dra. Ekaterina Konopleva. O ótimo conteúdo do trabalho traz a tradução inédita da obra “The Art of Piano Playing, a scientific approach” (A arte de tocar piano - uma abordagem científica), apresentada no congresso UFBA 70 Anos, em 15 de julho de 2016. Para ter acesso ao material, é só CLICAR AQUI!