Curso de Pedagogia Willems teste
Notícias
Curso de Pedagogia Willems

O Instituto de Educação Musical abriu as inscrições para o Curso de Pedagogia Willems, que será ministrado pela musicista Carmen Mettig Rocha nos próximos dias 04, 05 e 06 de maio em Salvador. Dirigido a educadores musicais e estudantes de música, o curso utiliza atividades práticas da metodolgia desenvolvida pelo pedagogo suíço Edgar Willems, um dos principais nomes ligados à educação musical infantil em todo o mundo. Com vagas limitadas a apenas 20 participantes, as matrículas podem ser feitas na sede do Instituto, na Rua Florianópolis, 160, Jardim Brasil, Barra. Mais informações pelo telefone 71.3034-3368 ou pelo e-mail iem@musicaiem.com.br.

 

O professor Willems esteve em Salvador algumas vezes durante sua vida para ministrar cursos e a capital baiana é hoje o principal centro de divulgação do Método Willems no Brasil. Formada diretamente por ele, a professora Carmen Mettig Rocha utiliza seus ensinamentos na formação musical de crianças e adultos do IEM – Instituto de Educação Musical. Ela explica que a obra de Willems respeita as diferentes etapas do desenvolvimento psicológico da criança e oferece um rico material que permite trabalhar o seu ouvido musical. “A pedagogia Willems desenvolve a criança no seu triplo aspecto sensorial, afetivo e mental através de elementos de ritmo, melodia e harmonia, mas focando também da sensibilização e preparação do educador musical”, afirma a Profa. Carmen, que permitirá aos participantes do curso verificar a aplicabilidade da metodologia no funcionamento de classes de diferentes níveis musicais do próprio IEM.

 

No caso da iniciação musical infantil, os resultados são sentidos para muito além do aprendizado de um instrumento: a criança (ou adolescente) entra em contato com a música e pode desenvolver a sua sociabilidade, sensibilidade, capacidade de concentração e memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e diversos outros aspectos de suas relações cotidianas. Para Willems, a música era a atividade humana mais global, a mais harmoniosa, onde o ser humano é, ao mesmo tempo, material, espiritual, dinâmico, sensorial, afetivo e mental, em harmonia com as forças vitais que animam os reinos da natureza e as leis harmônicas do cosmos.

 

Edgar Willems nasceu em 1890 na Suíça e desde criança construía instrumentos musicais, além de desenvolver o hábito de ensinar música a seus irmãos. Aos 35 anos iniciou um trabalho de desenvolvimento auditivo para adultos e inovou a iniciação musical para crianças, admitindo também grupos de crianças de apenas três anos de idade. Pouco a pouco o trabalho começou a ser reconhecido e justificado através da evolução dos estudos da fisiologia acústica e, a partir dos resultados obtidos e com a publicação do seu material didático, o método passou a ser utilizado por diversos pedagogos da área musical.

 
Curso de Pedagogia Willems
Dias: De 04 a 06 de maio.
Carga Horária: 15h.
Local: IEM – Rua Florianópolis, 160, Jardim Brasil, Barra.
Investimento: R$ 380,00.